Portal de Eventos do IFRS, 10ª Mostra Técnica do Campus Feliz

Tamanho da fonte: 
A expressividade das linguagens visuais na produção artística contemporânea para mobilizar a arte como conhecimento
Júlia Prates dos Santos Girardi, Viviane Diehl, Letícia Lazzari, Silvia Regina Grando, Rosana Tagliari Bortolin

Última alteração: 01-11-2022

Resumo


As narrativas visuais do educadorartista para movimentar experiências estético-pedagógicas e produzir conhecimento em arte são os temas deste projeto, cuja problemática da pesquisa girou em torno da seguinte pergunta: Qual a potencialidade dessas narrativas? Este projeto deriva da pesquisa de doutoramento e amplia o projeto Aspectos da cerâmica guarani para uma produção artística contemporânea, abrangendo mais linguagens visuais, devido à produção artística da educadorartista. A produção artística promove relações dentro da expressividade das linguagens visuais, num fluxo a ser potencializado culturalmente. A educação estética e artística como conhecimento pela problematização e proposição de encontros torna o educadorartista promotor da perspectiva intercultural nas artes visuais. Portanto, modos de pensar resultam da produção artística provocativa. O objetivo do projeto  é propor narrativas artísticas visuais que reverberem do processo criativo inventivo, das tecnologias e materialidades, para desencadear experiência estética, produzindo sentidos e significados emergentes da arte contemporânea para produção de conhecimento. A metodologia inscreve uma pesquisa qualitativa de abordagem exploratória e experimental. Inicialmente, de caráter inventariante e descritivo, busca identificar e catalogar a produção em arte cerâmica da artista no período de 2016 a 2021. O desenvolvimento experimental, criativo, inventivo e produtivo problematiza a elaboração das poéticas visuais que resultam nas obras artísticas para a interação do público com a arte. O projeto, ainda em andamento, compreende processos artísticos, teóricos e do fazer, como a organização de um catálogo das obras artísticas da educadorartista publicado em formato e-book e impresso, bem como a distribuição de um conjunto de postais de recorte desta produção, para material educativo. As obras artísticas da série Florestas foram ampliadas e exibidas em exposições nacionais e internacionais, virtuais e presenciais, bem como a produção de pintura decorrente de workshop artístico internacional. As obras de artes visuais resultantes deste estudo existem para produzir conhecimento, e reverberam, potencializando o pensamento intercultural.

Palavras-chave


Artes visuais; Processo criativo inventivo; Educação estética.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.