Portal de Eventos do IFRS, 10ª Mostra Técnica do Campus Feliz

Tamanho da fonte: 
Recarregando a Energia
Gisele Pereira Martini, Alice Vargas Oliveira, Denise Manuela Braz Saraiva, Talles Emanuel da Luz, Gabriela Silveira de Oliveira

Última alteração: 07-11-2022

Resumo


Recarregando a energia

Alice Vargas de Oliveira, Denise Manuela Braz Saraiva, Thalles Emanuel da Luz, Orientadora Gabriela Silveira de Oliveira, Coorientadora Gisele Pereira Martini

Escola Municipal de Ensino Fundamental Gente Inocente

Capela de Santana, RS, Brasil

 

Resumo. O projeto Recarregando a energia, teve início durante a hora do brinquedo, quando os alunos se depararam com um brinquedo que precisava de pilhas, e elas estavam acabando, surgindo vários questionamentos sobre a energia da pilha; como por exemplo, o que poderia ser feito quando a pilha acaba, se poderia recarregar a mesma, diminuindo o consumo. Desta forma, delimitou-se o tema do projeto, ou seja, meio ambiente. O objetivo da pesquisa foi entender como e porque a energia da pilha acaba; bem como encontrar soluções para a economia delas. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa com as famílias, para saber sobre o que elas faziam quando a pilha acabava e descobrindo algumas “teorias”, como batê-las e colocá-las na geladeira para recarregar. Os alunos usaram duas pistas iguais de carros, onde os carrinhos precisavam de pilha para funcionar, utilizando-as para testes por meio da observação. Tivemos como metodologia a pesquisa experimental, pois através das pistas, os alunos brincaram até a energia da pilha acabar, para experimentarem as hipóteses vindas de casa, ou seja, bater as pilhas; trocar as pilhas de lugar e colocar na geladeira. Após, foram realizadas pesquisas bibliográficas para entender a composição da pilha, e porque a energia acaba; durante a pesquisa foi encontrada a experiência da pilha na forma de gelo, representando um modelo de pilha de Daniel. A experiência foi realizada utilizando parafusos para gerar o zinco, cobre, água e sal para utilizar como ponte salina e um led. Logo, as respostas encontradas nos testes e pesquisa bibliográfica foram confrontadas com as teorias encontradas nas pesquisas bibliográficas, concluindo que colocar a pilha na geladeira, trocá-las de lugar ou batê-las para voltarem a funcionar; apresenta um resultado positivo por um tempo curto, ou seja, ao realizar esses procedimentos faz com que a pilha libere o resto das partículas de zinco e cobre (itens que geram energia na pilha), que ainda existem no interior da mesma, fazendo com que funcione por mais um período curto de tempo. Durante as pesquisa para encontrar formas de economizar as pilhas, a solução encontrada foi o uso das pilhas recarregáveis, pois as mesmas não prejudicam o meio ambiente com tanta intensidade, afinal podem ser recarregadas por meio da energia elétrica fazendo uso de um carregador, gerando um consumo menor, diminuindo então a quantidade de pilhas descartadas no lixo, que acabam gerando um lixo que contamina o meio ambiente.

 

Palavras-chave: energia, pilhas, meio ambiente.


Palavras-chave


energia, pilhas, meio ambiente.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.