Portal de Eventos do IFRS, IX Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Desafio maker - Bioeconomia em espaços maker
Justtyne Monteiro Costa Pereira, Lucas Portela Lopes, Giovana Hister Cardoso, Rodrigo da Silva Kuhn, Alexsandro Cristovão Bonatto (Orientador)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


O projeto InovaLab@Restinga começou o processo de implementação de um espaço maker dentro do Campus Restinga do IFRS desde 2017. Os principais objetivos da ação está o estímulo à inovação, a criação, ao aprendizado, democratização de ferramentas e tecnologias, empoderamento regional e ao empreendedorismo. Além de promover uma interação entre os estudantes, servidores e a comunidade externa. Buscamos construir um laboratório de prototipagem digital para futuramente fazer parte da rede mundial de Fab Labs, compondo um dos laboratórios do Center for Bits Atoms (CBA) do MIT. Para fazer parte da rede precisamos de cinco equipamentos base, sendo um deles a impressora 3D que já temos no momento. Uma das iniciativas do projeto é organização de oficinas do estilo maker. Para a IX Mostra Científica do IFRS Campus Restinga, a equipe do InovaLab está propondo a organização de um desafio maker, com duração de 4 horas no turno da tarde, sobre a temática da bioeconomia. Devido a nós  termos no laboratório uma impressora 3D em uso, que utiliza de filamento do tipo PLA e ABS para as impressões e a pesquisa que a equipe descobriu que o filamento do tipo PLA é biodegradável (entre outras coisas), unindo com o tema da IX Mostra Científica do IFRS Campus Restinga, decidimos  que o tema do Desafio Maker envolveria filamento PLA. Em um primeiro momento será abordado o tema e terá uma discussão sobre uso consciente de materiais em um espaço maker. Em seguida apresentaremos os dois tipos de filamento em uso no laboratório, explicando sobre suas composições e seus efeitos no meio ambiente. No segundo momento, o desafio, onde será explicado aos participantes formas de reutilizar os restos de filamentos, utilizando ou não outros espaços do campus. Temos como objetivo conscientizar os participantes durante a oficina, além de aumentar os conhecimentos de todos sobre impressoras 3D e tudo que envolve esse mundo, e apropriá-los dos espaços disponíveis no campus. Também queremos que os participantes saiam felizes e realizados em participar de uma atividade que, se bem aplicada, pode fazer diferença nos próximos anos do nosso planeta, até porque a tecnologia está evoluindo depressa e temos que encontrar formas de reduzir os danos.  Esperamos que todos os conhecimentos repassados auxiliem o crescimento dos participantes enquanto pessoas, estudantes, trabalhadores e indivíduos.


Palavras-chave


Espaço maker; Filamento PLA; Reutilização

Referências


  1. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/8-tecnologia-a-favor/738-pla-o-plastico-compostavel.html>, Acesso em: 28 ago. 2019.

  2. Green Living Brasil. Matéria prima. Disponível em: <http://greenlivingbrasil.com/materias-primas/plastico-pla/>, Acesso em: 28 ago. 2019.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.