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Enxergando a nossa voz : um experimento que combina lazer e física.
Lara Batista Barella, Virgínia Poersch Rey, Osvaldo Luiz Vianna Rocha (Orientador)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


O experimento consiste em observar as figuras formadas pelo som da nossa voz no mecanismo construído com materiais simples, no qual é possível visualizar as frequências ressonantes das ondas sonoras da nossa voz. O trabalho proposto surgiu da necessidade de aprender e ensinar os aspectos científicos de uma maneira mais interativa, que se diferenciasse do modelo de apresentação e de ensino meramente descritivo.  Foi um trabalho  solicitado pela disciplina de Física e desenvolvido ao longo do segundo semestre do ano letivo de 2019. O experimento “Enxergando a nossa voz” tem como objetivo apresentar alguns fenômenos físicos de forma lúdica e recreativa. O trabalho aborda alguns conceitos em Física Ondulatória, ramo da física que estuda as ondas e suas interações, sendo que para esse trabalho o som é a perturbação em análise. O lazer em sua pluralidade de conceitos pode ser utilizado como ferramenta pedagógica, dentro e/ou fora de sala. “Enxergando sua voz”, por ser um experimento feito com materiais de baixo custo e de fácil acesso, constitui-se como uma maneira de incentivar, ensinar e instigar alunos para os conhecimentos específicos do componente de física. O presente experimento foi concebido com materiais simples tais como: um balão de látex, um pedaço de espelho, um laser, uma lata e uma caixa de som portátil. Para a realização da atividade optou-se por reunir alguns aspectos de física e de princípios desenvolvidos no curso Técnico em Lazer, em especial a interação com o público de uma forma lúdica, esse último se dará a partir da atuação dos estudantes junto aos visitantes da Mostra Científica do IFRS Campus Restinga. Após o desenvolvimento do experimento, o grupo observou nele a possibilidade de tornar o tema mais atrativo para os alunos, organizando uma brincadeira, onde pessoas de diferentes idades, gêneros e características corporais devem falar no aparelho e observar as figuras resultantes da sua voz. Para além da voz, a música também foi utilizada e para isso tomamos mão da utilização da caixa de som e posterior observação das diferentes imagens que se formam. O lazer é um tema multidisciplinar, e, atrelado à física, é capaz de ensinar vários tipos de públicos, incluindo o público PcD,  já que o experimento pode auxiliar a compreensão dos surdos sobre o tema de ondas sonoras, som e voz, possibilitando uma visualização da voz humana, ajudando na compreensão de alguns conceitos. Conclui-se que existem muitas maneiras de ensinar física, tanto nos métodos mais formais até nos mais incomuns. E o lazer pode ser uma ferramenta para ajudar nesse ensinamento, sendo um tema que atravessa todas as disciplinas, é um aliado no ensino de conhecimentos específicos, trazendo uma nova perspectiva de conhecimento, tanto para os alunos quanto para os professores.


 


Palavras-chave


Mecânica ondulatória; Ludicidade; Ensino

Referências


Lazer: Concepções e significados - Anonio Carlos Bramante 1998

https://alunosonline.uol.com.br/fisica/as-ondas-sonoras-.html

 


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