Portal de Eventos do IFRS, IX Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Treinamento do clube de relações internacionais para alunos do IFRS
Eduarda Dorneles Ribeiro, Lauren Leslie Ferreira da Silva, Pollyana Vargas de Castro, Mauricio Polidoro (Orientador)

Última alteração: 04-10-2019

Resumo


A oficina será realizada dentro de uma sala fechada do campus (como as salas de aula do bloco 3, preferencialmente no turno da tarde) e tem como objetivo divulgar o Clube de Relações Internacionais do IFRS - Campus Restinga (CRIIFRS - Campus Restinga) para todos os alunos da instituição, tendo em vista que muitos de nossos estudantes não possuem qualquer conhecimento sobre a atuação do órgão estudantil, gostaríamos também de abordar nessa oficina, o que é um clube de relações internacionais, como funciona uma simulação (regras para o debate, potenciais menções honrosas, manter a política do país enquanto interpreta o mesmo, etc), e como qualquer aluno do IFRS - Restinga, disposto a aprender e se comprometer pode participar. Indo além, como um objetivo secundário temos o interesse de trazer para dentro do campus a discussão sobre o tema de minorias a partir da perspectiva do governo de diversos países, que serão interpretados por alunos do nosso campus. Tal oficina se dará pelo motivo de que poucos alunos conhecem o clube e sabem sobre os eventos do mesmo, desta forma abre-se uma oportunidade para que todos os alunos tenham espaço para aprender sobre as atividades do órgão estudantil. Nossa metodologia nessa oficina será ensinar os alunos sobre o funcionamento de uma simulação, tanto quanto o posicionamento de diversos países (cada aluno representará um país e deverá agir de acordo com a conduta política de sua representação, dentro da simulação, sem deixar constar suas opiniões pessoais, a menos que sejam idênticas às do país que eles receberão). Como resultado dos outros treinamentos já realizados, e também simulações externas, podemos notar uma melhora significante na forma a qual os delegados (alunos) falam diante ao público, além de um aumento no vocabulário e diminuição do medo de apresentar trabalhos, tal qual a melhora na elaboração de documentos, além de, também, os alunos terem melhorado em debates, e nas matérias de história, geografia, português (em relação à escrita), sociologia e filosofia.

Palavras-chave


ONU; simulação; debate; relações; internacionais

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.