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Caminhos para o aprimoramento da interpretação de textos matemáticos
Luís Henrique Leiria Pinheiro, Bruno Moisés Amaro Cegielski, Gabriela Fontana Abs da Cruz (Orientadora)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


A leitura e a interpretação de enunciados referentes a problemas matemáticos têm sido um grande obstáculo para muitos estudantes do Ensino Médio do IFRS - Campus Restinga, principalmente os que estão cursando o primeiro ano. Essa dificuldade acarreta na não resolução dos problemas propostos na disciplina de matemática, o que interfere diretamente no processo de aprendizagem dos conteúdos subsequentes, já que há uma defasagem nos conhecimentos de base. Por esse motivo, este projeto tem como objetivo auxiliar esses estudantes por meio de atendimentos semanais. Para tanto, foram elaboradas sequências didáticas que desenvolvam e aprimorem a compreensão leitora de textos e de enunciados frequentemente utilizados nessa disciplina. Essas sequências foram implementadas nos atendimentos e, por fim, houve a análise dos resultados das intervenções. Inicialmente, os professores de matemática das turmas do primeiro ano do Ensino Médio foram consultados sobre as principais dificuldades que os alunos apresentavam em suas aulas e a compreensão de enunciados foi apontada como algo a ser trabalhado. Haja vista essas informações, diversas reuniões entre bolsistas e orientadora foram realizadas ao longo do ano, a fim de discutir os motivos desses impasses e o que poderia ser feito para superá-los. O modelo de aula que foi escolhido para os atendimentos é composto por três partes: leitura (normalmente um texto de cunho jornalístico que contenha dados quantitativos); pré-leitura (alguma breve atividade realizada antes da leitura principal, que tenha a ver com o tema que será trabalhado na respectiva aula); e pós-leitura (questões para serem respondidas ao final). Os atendimentos semanais ministrados pelos bolsistas iniciaram em agosto, acontecendo nos horários entre-turnos, com duração de uma hora. Os alunos participantes indicados pelos professores de matemática foram divididos em dois grupos de até quatro pessoas. Cada um desses grupos tem um horário específico de atendimento na semana. Durante a realização das atividades, os bolsistas buscam auxiliar os estudantes indicando estratégias de leitura que podem ajudá-los a resolver a questão, tais como: leitura em voz alta, voltar ao texto para destacar as informações principais e fazer um resumo de cada parágrafo. Após as dicas, são demonstrados possíveis caminhos para a resolução das questões. Assim, de acordo com o retorno de cada aluno, é possível identificar qual a forma mais eficiente de explicar determinado conteúdo para o mesmo. Os primeiros encontros serviram para observar a leitura dos alunos e o seu nível de compreensão. Com relação aos conteúdos de matemática, foram identificados, por enquanto, problemas no reconhecimento de classes numéricas, na escrita de números por extenso e na solução de frações e divisões. Definir esses conteúdos contribuiu para a preparação das atividades posteriores e, consequentemente, para melhorar a metodologia de ensino usada nos atendimentos. A realização desse projeto tem-se mostrado um meio de contato mais próximo com os estudantes, já que são enfatizadas as dificuldades particulares de cada indivíduo, que normalmente não são abrangidas por completo numa sala de aula regular, onde há a presença de mais pessoas. Desse modo, o projeto possibilita um direcionamento mais preciso das atividades de aprimoramento de leitura e de interpretação de textos e enunciados, habilidades que, além de serem essenciais para um bom desempenho na disciplina de matemática, são necessárias para o desenvolvimento de toda a jornada acadêmica.

Palavras-chave


Leitura; Compreensão; Enunciados; Matemática; Interpretação

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