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Saúde e sexualidade: rodas de debate no IFRS - campus Osório
Maria Luiza Teixeira da Rosa, Naíma de Oliveira Valadares, Kathlen Luana de Oliveira (Orientadora)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


A adolescência – período dos 13 aos 19 anos – é quando as relações de aprendizagem ocorrem ao mesmo tempo em que o ser humano se desenvolve biologicamente e humanamente. Este é o período da vida no qual surgem muitos conflitos, entre eles estão às questões em torno da construção de identidade, que se acentuam mais. Há processos biológicos, sociais e psicológicos de intensas modificações. O presente projeto consiste em estudos e debates sobre a saúde integral e a complexidade na compreensão da sexualidade. Para isso, propõe criar espaços de debates acerca dessas inúmeras transformações que acarretam em crises identitárias e, muitas vezes, bloqueios relacionais. Objetiva estudar e compreender essas transformações, bem como, as dificuldades para, desta maneira, desenvolver um espaço em que a comunidade do IFRS - Campus Osório possa superar estes difíceis processos referentes à construção de identidade e das relações de modo a se sentir mais confortável no ambiente. Pois, os jovens necessitam de um ambiente saudável para passar pelas transformações supracitadas e se constituírem como sujeitos críticos, autônomos e saudáveis. O estudante carece de espaços na instituição e, até mesmo, na sala de aula no qual seja acessível o conhecimento entorno do seu corpo, da sua saúde física, psíquica, emocional e sobre seu desenvolvimento. A organização do projeto segue a seguinte ordem cronológica: realizações de pesquisas históricas e conceituais acerca da depressão e da sexualidade; encontros entre bolsistas do projeto para compreender e chegar a conclusões sobre o assunto; criar dinâmicas e oficinas, organizando rodas de debates, disponibilizando informações acerca da mesma. O projeto ainda visa estabelecer parcerias com o poder público local para identificar a rede existente de assistência pública na cidade de Osório. Percebendo seu funcionamento e indicando caminhos para a superação de dificuldades entre os estudantes. Dentro das atividades elaboradas foi notória a empolgação dos alunos a cerca do tema, além do surpreendente número de questionamentos e dúvidas perante a temática. Fez-se também clara a necessidade de diálogo e suporte referente a esses temas, uma breve orientação pode evitar certos ocorridos na vida desses jovens e impedir maiores transtornos psicológicos futuros. Desta maneira, o projeto se faz crucial para a formação, no âmbito geral, do jovem dentro da instituição.


Palavras-chave


Construção de identidade; Sexualidade; Desenvolvimento psicológico; Saúde.

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