Última alteração: 07-10-2019
Resumo
Nos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela equipe Ciranda de Ensinagens, foi possível perceber a necessidade de estruturar um espaço em que os processos pedagógicos pudessem ser revisitados à luz de suas teorias e que tais estudos permitissem a realização de pesquisas na busca de estratégias pedagógicas inovadoras. Assim nasceu o Habitat de Inovação e Empreendedorismo Ciranda de Ensinagens, que tem como objetivo geral estruturar e consolidar no Campus Restinga um espaço de reflexão, discussão, troca de experiências, capacitação, qualificação de docentes e pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de criar um ambiente propício ao desenvolvimento de inovações pedagógicas e aprendizagem coletiva, de intercâmbio de conhecimentos e práticas curriculares, de trabalho colaborativo e de interrelação entre os diversos agentes promotores do empreendedorismo e da inovação no processo pedagógico escolar. Para tanto, reúne docentes e interessados na área das diferentes redes de ensino (públicas e privadas) em encontros regulares. O Habitat de Inovação e Empreendedorismo Ciranda de Ensinagens visa estabelecer um espaço propício e acolhedor a todos os projetos (ensino, extensão e principalmente, pesquisas) voltados aos aspectos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem com foco no pensar e agir, no envolver os sujeitos e conquistar o aprendizado de maneira sólida, inovadora e lúdica. Assim, considera-se o Habitat não meramente um projeto, e sim um espaço de confluência para os vários outros projetos e ideias com essa visão. Todos os projetos do Habitat Ciranda de Ensinagens visam a qualificação do processo pedagógico, em seus diversos aspectos: desde o relacionamento interpessoal dos sujeitos, as estratégias de ensino, até os conteúdos a serem estudados. Tais discussões são essenciais para os professores, cada vez mais decepcionados com sua profissão. Para demonstrar a necessidade desse espaço, é possível citar a importância do Programa de Formação de Professores do Ciranda de Ensinagens que, a partir do ano de 2017, promoveu várias ações de formação continuada para professores, como o IFCine, o Curso sobre Planejamento Pedagógico e o Seminário Desafios da Educação Básica do Século XXI. Profissionais e professores de diversas áreas e diferentes níveis que através do diálogo, sentiram-se desafiados a estabelecer novas metas para seus planos de aula e sua rotina diária, levando em consideração o conhecimento adquirido a partir destes encontros. O Habitat de Inovação e Empreendedorismo Ciranda de Ensinagens quer promover a qualificação da prática pedagógica, por isso acredita na busca de estratégias pedagógicas dinâmicas e vívidas. Atualmente vivemos na era da informação, onde ter acesso à informação é algo extremamente fácil. Os métodos de ensino tradicionais já se mostram ineficazes a muito tempo, em geral não é um processo de ensino e aprendizagem que ocorre, e sim um processo de memorização. Portanto, é perceptível a relevância de empreender no processo de ensino, para que a escola se torne contemporânea com o século em que vivemos e que os professores estejam aptos a utilizar a tecnologia e o empreendedorismo a favor do processo pedagógico. Em geral, a escola devido à falta de políticas afirmativas quanto ao processo de ensino, acaba negligenciando os gostos e hábitos dos alunos, somente os conteúdos consagrados pela escola é que têm prestígio. Todos os demais meios de acesso à informação são muitas vezes ignorados, e mesmo métodos mais antigos que poderiam ser utilizados, são deixados de lado. Faz parte do trabalho do professor fazer com que o aluno se sinta instigado a conhecer o mundo no qual está inserido, a refletir sobre o que está ao seu redor. O Habitat acredita que a atualização dos professores, de suas estratégias de ensino e uma reflexão sobre a finalidade da escola é urgente. A partir do uso consciente das novas tecnologias, e explorando também as antigas técnicas, pretende-se a construção de um currículo integrado com estratégias pedagógicas lúdicas. Para isso, está propondo a releitura de autores que contemplem a integração curricular (BEANE, 2003; MOREIRA, 1999; SANTOMÉ, 1996, 1998). Um dos grandes desafios que o Habitat tem enfrentado é o fato de que a ludicidade parece estar relacionada apenas aos anos iniciais da trajetória escolar. Assim, a partir dos estudos propostos junto aos professores de anos finais e ensino médio, as estratégias de ensino inovadoras estarão vinculadas a processos lúdicos. Essa é a base do projeto: instigar e integrar, reduzir a desigualdade no processo de aprendizagem e mostrar que ensinar não deve ser algo inflexível. O processo de ensino e aprendizagem deve ser caracterizado como um processo eficaz e não como algo extremamente entediante. Por este motivo o Habitat de Inovação e empreendedorismo do projeto Ciranda de Ensinagens tem a preocupação de consolidar no Campus Restinga este espaço para a inovação em estratégias pedagógicas, para que possamos através da comunicação e da troca de experiências contribuir para a inovação do ensino, apostando sempre em um método que diverge das práticas tradicionais que encontramos hoje em dia.
Palavras-chave
Referências
BEANE, James A. Integração curricular: a essência de uma escola democrática.Currículo sem Fronteira, v. 3, no. 2, jul/dez 2003, pp. 91-110.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Multiculturalismo, currículo e formação deprofessores. In: MOREIRA, A. F. B. (ORG.). Currículo: Políticas e Práticas. São Paulo:Papirus, 1999.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. A instituição escolar e a compreensão da realidade: o currículointegrado. In: SILVA, L. H. DA et al. Novos Mapas Culturais Novas PerspectivasEducacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado.Porto Alegre: Artes Médicas, 1998