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Expansão do vocabulário em inglês para gestão e negócios a partir dos gêneros textuais
Maria Eduarda Borges Pedro, Isabel Cristina Tedesco Selistre (Orientadora)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


As obras distribuídas pelo governo para os cursos de ensino médio integrado através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) não apresentam vocabulário nem gêneros textuais de área especializada. Os estudantes precisam aprender os itens lexicais que são usados com mais frequência na comunicação oral e escrita por profissionais que atuam na sua área de interesse. Considerando que os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) não dispõem de material adequado para o ensino de inglês na área de gestão e negócios, propomos um projeto para selecionar os itens a serem ensinados, a fim de elaborar atividades que possibilitem a consolidação dos mesmos. Junto ao vocabulário, a presença dos gêneros textuais (como por exemplo, um e-mail) é muito importante, pois ajuda na inserção dos estudantes na atividade de sua área técnica. Além de trabalhar as habilidades na língua estrangeira dos estudantes, a proposta do trabalho também é abordar questões sociais dentro da cidadania, como as relações éticas no trabalho e sustentabilidade. A pesquisa foi organizada em três etapas: na primeira, uma lista lexical baseada na Business English Certificate/BEC Preliminary Wordlist, desenvolvida pela Cambridge ESOL para exames de nível intermediário, foi organizada; a essa lista acrescentou-se vocabulário de alta frequência no âmbito administrativo coletado em materiais didáticos da área. Na sequência, todo o vocabulário compilado foi classificado em tópicos, considerando o compartilhamento semântico entre os itens lexicais. Na segunda etapa, foram selecionados modelos de atividades para o desenvolvimento de exercícios de vocabulário e de tarefas relacionadas ao emprego de gêneros textuais. Na terceira etapa, a composição dos exercícios foi iniciada. O produto gerado será, primeiramente, testado nas turmas do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do campus Osório para eventuais ajustes, sendo posteriormente distribuído aos outros campi do IFRS. Como resultado parcial,  temos a primeira unidade, Jobs & Departments, concluída. Esperamos que através desse projeto consigamos ampliar a especialização dos alunos, ofertando uma formação técnica ainda mais completa.

Palavras-chave


Inglês; Gêneros Textuais; Business English

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