Portal de Eventos do IFRS, IX Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Interações educacionais para o lazer
Rafaela Silva Freitas, Gabrielle Lima Tonon, Juliana Andrade Garcez, Tatiana Teixeira Silveira (Orientadora)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


Esse projeto de extensão oportuniza através de diferentes ações a experimentação de práticas de lazer para a comunidade da Restinga. Essas práticas de lazer encontram-se pautadas para uma educação para o lazer, nesse caso, voltadas à comunidade interna e externa do Campus Restinga. O objetivo principal desse projeto é oferecer atividades de lazer para a comunidade interna e externa do Campus Restinga e através disso incentivar uma educação para o lazer para a população dos arredores do Campus e propiciar discussões acadêmicas para os cursos que possuem em sua estrutura curricular a temática lazer. O campo de problematização construído nesse projeto de extensão emerge da necessidade de oferecer atividades de lazer para a comunidade da Restinga, serve também como uma alternativa de educação para esse direito social tão amplamente negligenciado na atualidade. E pretende também fornecer reflexão sobre a presença de espaços setoriais de lazer para a atuação do profissional do curso técnico em lazer integrado ao Ensino Médio, bem como para o curso de Tecnologia em Gestão Desportiva e Lazer do Campus Restinga. Para realizar esse projeto buscamos novas parcerias institucionais que possibilitem o cruzamento de discussões e proposições para os cursos de formação que contemplam essa temática no Campus Restinga. Essa parceria entre instituições é feita com a inclusão dos(as) alunos(as) do Curso Técnico em Lazer na sua comunidade e nos espaços de atuação desses profissionais na Restinga, assim como busca instituições organizadas dentro da Restinga que possam contribuir com a demanda e as conquistas necessárias para a educação para o lazer. O projeto propõe visitas técnicas a locais que trabalham com gestão cultural, artística, entre outras, propõe espaços de dança destinados aos discentes do Campus Restinga em horários extracurriculares e também oferece espaço de atuação com recreação infantil para os discentes do Curso de Lazer. Como resultados parciais é possível mencionar a realização da ação “Uma noite de recreação no Campus Restinga” que recebe filhos/filhas de discentes do Campus no período das aulas e ressalta a importância de espaços de lazer para a inclusão da comunidade acadêmica. Educar para o lazer é antes de tudo compreender o mundo do trabalho e propor novas alternativas para o tempo livre das obrigações de qualquer tipo, para isso torna-se urgente uma ação afinada entre instituições que, em princípio, podem e devem atuar em conjunto na busca de soluções para os problemas da comunidade e os futuros profissionais formados nos Institutos Federais.

Palavras-chave


práticas corporais; educação; lazer; inserção profissional

Referências


 


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.