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Microbiologia na EMEF Saint-Hilaire: a construção do projeto higiene e saúde
Gabryel dos Santos Pacheco, Marco Antônio Neves da Silva, Luã Cardoso de Souza, Júlia de Lima Guedes, Christopher Novakoski Santos, Natali Pacheco Oliveira, Heloísa Monique Silva do Nascimento, Pablo Borges Ely, Teresinha Mateus de Oliveira, Jaqueline Gomes Nunes Waszak (Orientadora)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


A contaminação do corpo humano por microorganismos nocivos como bactérias e fungos pode ocorrer de diferentes formas, sendo os hábitos de higiene pessoal e do ambiente métodos essenciais para prevenir determinadas doenças. Tais hábitos, como a lavagem correta das mãos, auxiliam na promoção da saúde e devem ser realizados com frequência. No entanto, é possível observar no espaço escolar as dificuldades dos alunos ao realizar essa prática, pois, quando a fazem, não contam com o uso de sabonetes, que não são disponibilizados nos banheiros. Partindo da importância da higiene e da necessidade de trabalhar essas questões com todos os alunos, esta proposta surge como uma iniciativa dos estudantes do Projeto “Cientificando”, que constitui o Eixo de Iniciação Científica, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire, com a finalidade de contribuir para a reflexão sobre fatores de risco associados aos microorganismos, causadores de doenças e sobre cuidados com a higiene pessoal. Desse modo, a partir da atitude investigativa, os estudantes do projeto buscaram compreender as principais dificuldades de higiene, que os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental apresentam em relação aos cuidados com seu corpo. Para isso, a pesquisa contou com o estudo detalhado sobre a higiene e sua relação com a transmissão de doenças, utilizando pesquisa bibliográfica e experimentação; com a elaboração de entrevistas com professores e funcionários; com a aplicação de um questionário de ideias prévias aos alunos e planejamento de sequências didáticas. A partir dessa etapa, os alunos do projeto aprenderam como analisar e sistematizar os dados da pesquisa com representações gráficas, promovendo debates e reflexões, que contribuíram para a elaboração das ações. Além disso, com os questionários, aplicados com os estudantes, foi possível mapear os locais/objetos em que esses alunos acreditam ter maior contaminação por microorganismos, tendo destaque o banheiro e objetos manipulados com frequência, como o lápis, o corrimão e a maçaneta das portas. Com base nesses resultados, os alunos pesquisadores elaboraram estratégias didáticas, a fim de contribuir para a melhoria dos hábitos de higiene no espaço escolar e promoção da saúde, para toda a comunidade. A sequência didática contou com a identificação de bactérias e fungos presentes nos espaços/objetos por meio de experimentos de culturas de microorganismos e posterior visualização desses seres no microscópio. Além disso, foi adotada a exibição de documentário, dinâmicas sobre a lavagem correta das mãos e divulgação de cartazes e panfletos informativos em toda a escola. Ao mesmo tempo em que as turmas foram atendidas, os monitores do projeto também se dedicaram à elaboração de uma receita de sabonetes, a partir do óleo de cozinha usado. Esses sabonetes foram disponibilizados nos banheiros da escola, contribuindo para a lavagem de mãos de todos que frequentam esses espaços.


Palavras-chave


Microbiologia; Higiene pessoal; Lavagem de mãos; Iniciação científica; Experimentação

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