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Coletivo de debate e foco: gênero, sexualidade e educação
Natally Arboite Berzagui. Luciane Senna Ferreira (Orientadora), Gabriela Dadda Bittercourt. Elisa Daminelli (Coorientadora)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


O projeto “Coletivo de debate em foco: gênero, sexualidade e educação” é vinculado ao “Programa de ações do NEPGS (PRO-NEPGS): educação para a diversidade de gênero e sexualidade”, que tem por objetivo criar e fortalecer estruturas que possibilitem a construção do conhecimento de forma coletiva, acolhedora e ética, unificando ações que antes eram feitas de formas individuais e consequentemente mais frágeis. O projeto “Coletivo” consiste na articulação do estudo, da pesquisa e da extensão com ações pedagógicas que visam oportunizar o aprendizado de temáticas relacionadas aos temas de gênero, sexualidade e educação. Surgiu de experiências anteriores do NEPGS - Osório, nas quais a participação discente ativa, vista através do engajamento nos debates que eram propostos, apontou para necessidade de um projeto direcionado a um coletivo mais amplo. Assim, o projeto orientou-se pela busca do diálogo com a comunidade externa, visando sensibilizar mais participantes sobre a importância do conhecimento e da troca entre e sobre mulheres e pessoas LGBTQ+, criando uma rede de amparo e fortalecimento contra discriminações e violações de seus direitos. Dessa forma, articulou-se com parcerias externas: Centro Universitário Cenecista de Osório – UNICNEC e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Como objetivo, busca a promoção de espaços de debates e reflexões de forma transdisciplinar para apropriação e problematização de conceitos e práticas relacionadas às temáticas de gênero e sexualidade, articuladas à educação e direitos humanos. As ações são organizadas de forma mensal e são estabelecidos temas de interesse nos quais existam datas nacionais e internacionais que os marquem. Em abril ocorreu “Mulheres na política: a importância e os desafios da representatividade e legitimidade nos espaços de poder”, abordando dados e experiências sobre a participação feminina no cenário político brasileiro; em maio teve ação sobre sexualidade e homofobia nas relações de trabalho, no dia internacional de combate à LGBTfobia, que contemplou temas relacionados às dificuldades que LGBTQ+ enfrentam no mercado de trabalho, principalmente nas áreas de informática e administração, que são os cursos do Ensino Médio Integrado do Campus; junho, mês do orgulho LGBTQ+, foi realizado o evento que tratou sobre a luta desta comunidade no espaço educacional e também as dificuldades que enfrentam nos ambientes da saúde. Junto ao PRO-NEPGS, foi realizado um conjunto de ações que marcou 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, com exposição de arte, ensaio fotográfico, gravação de vídeos, oficinas e palestra. Em agosto, ainda em parceria com o Programa, estão sendo realizadas atividades distribuídas em quatro semanas, em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, com início em 19 de agosto e término em 09 de setembro. Foram programadas para estas semanas: vídeos de entrevistas com meninas lésbicas da instituição e com a enfermeira responsável pela saúde da mulher no posto central do município de Osório; indicação de livros e filmes com autoras e protagonistas lésbicas; e cartazes com dados sobre a violência contra a mulher lésbica. Até o momento, o projeto atingiu cerca de 600 participantes, dentre eles docentes, técnicas/os administrativas/os, comunidade externa e principalmente discentes do Campus.  A partir do engajamento da comunidade interna e externa e do retorno positivo que se verifica pelas avaliações aplicadas ao final das ações, percebe-se a relevância do projeto na construção de um coletivo que articula as temáticas de gênero e sexualidade com a educação e os direitos humanos, desenvolvendo experiências educativas e espaços de respeito às diferenças no contexto do IFRS - Campus Osório.

Palavras-chave


Debates; Gênero; Sexualidade; Educação; Direitos Humanos

Referências


BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: 2006/ Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dosDireitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2006.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH -3)/Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília: SEDH/PR, 2010. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.



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