Portal de Eventos do IFRS, IX Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Lazer para as mulheres em situação de rua na Restinga
Dheynnifer Santos Silva, Helena Patini Lancellotti (Orientadora)

Última alteração: 04-10-2019

Resumo


A pesquisa “Lazer as mulheres em situação de rua na Restinga” é um trabalho em andamento para fins de conclusão de curso do Técnico em Lazer do IFRS – Restinga. O objetivo da pesquisa é estudar e observar o que seria considerado lazer para mulheres em situação de rua na Restinga. Lazer é um direito dado pela constituição federal, portanto é um direito de todos e todas. A  população de rua está presente na maioria das cidades, e cada vez mais vem aumentando. A pesquisa está sendo realizada com as mulheres do um almoço solidário, oferecido pela Igreja Brasa Restinga, da religião Batista, e que ocorre todas as quintas-feiras a partir das 11h da manhã. Trata-se de um estudo em fase inicial, em que o primeiro momento foi a elaboração de um projeto de pesquisa, leituras sobre a temática do lazer e da população em situação de rua e organização do cronograma. A primeira atividade prática do estudo será a observação do espaço em que ocorre o almoço, para também se apropriar do espaço e atividades que ocorrem, para posteriormente, uma aproximação e realização de uma roda de conversas onde as participantes se sentam confortável .A partir deste estudo pretende-se relatar as diversas dificuldades que essas mulheres encontram em morar na rua, como a violência física e sexual, falta de abrigo, de alimentos, dentre outras. Além disso, visa os direitos humanos para essa população, ressaltando os direitos delas enquanto mulheres, direitos estes que são muitas vezes esquecidos e ignorados pela nossa sociedade. O enfoque do trabalho será no direito ao lazer, um direito constitucional para todos e todas, percebendo- o como fundamental para o aumento da qualidade de vida e bem-estar. Logo, com este trabalho espera-se conhecer a realidade dessas mulheres, para assim entender qual o entendimento sobre o que é lazer para essa população. Como resultado parcial deste trabalho temos e podemos concluir que as mulheres em situação de rua no bairro Restinga não tem suas necessidades básicas atendidas muito menos lazer em suas vidas.Também observei o almoço solidário e pretendo continuar acompanhando-as durante a realização do meu tcc.


 

 


Palavras-chave


lazer;pessoas em situação de rua;mulheres

Referências


SCHUCH,P;GEHLEN,I;SANTOS,S;População de rua: políticas públicas,práticas e vivências. Porto Alegre.Cirkula,2017.


CHEMIN,B.POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER. curitiba.juruá,2011.


MARCELINO,N.Estudos do lazer:uma introdução .campinas.ed.rev,1996.


DUMAZEDIER,J.Lazer e cultura popular.são paulo.perspectiva,1973.


Pesquisa Perfil e Mundo dos Adultos em  situação de rua de Rua de Porto Alegre, 2007 e Cadastro dos  adultos em Situação de Rua de Porto Alegre, 2011 e 2016.


Artigo 7 do Decreto nº 7.053 de 23 de Dezembro de 2009.


ENGEL,G.pesquisa-ação.universidade federal do paraná.ed.ufpr,2000.


LANCELLOTI,H.Do povo da rua a população carcerária:mulheres,rua e prisão.Brasília.Monografia,Ciências Humanas.Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília,2013.


SILVEIRA,C.O género na rua: um estudo antropológico com as mulheres em situação de rua em Porto Alegre.Monografia,Ciências humanas Sociais.UFRGS,2018.





É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.