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Luz do saber: alfabetização e inclusão digital
Bruna Eduarda Frasca Santana, Tatiana Teixeira Silveira (Orientadora), Lisete Gorbing (Coorientadora)

Última alteração: 04-10-2019

Resumo


O Campus Restinga tem sua inserção num entorno social e econômico com diversas carências. Estas características se coadunam com os objetivos do Instituto e com suas ações afirmativas que visam a concretização dos direitos civis, como o direito à educação, por grupos sociais e étnicos marginalizados. Entre as desigualdades sociais impostas aos grupos discriminados, por questões de ordem étnico-racial, classe e gênero está a questão do analfabetismo e a não inclusão digital. O analfabetismo funcional torna as pessoas incapazes de compreender e ler o mundo, impossibilitando o desenvolvimento de discernimento e senso crítico da realidade. O presente projeto de extensão visa implantar o programa Luz do Saber, permitindo simultaneamente um processo pedagógico de inclusão digital e alfabetização. O projeto é desenvolvido através de um software onde o educando, jovens e adultos analfabetos, gradativamente estabelecem a relação entre os sons da fala e sua representação, consolidando também a compreensão das palavras e as informações linguísticas importantes para fase inicial do processo de alfabetização. Neste sentido a implantação do Projeto Luz do Saber, através da parceria entre Casa da União Porto das Flores e Campus Restinga/IFRS permite um maior impacto das ações do Instituto e o cumprimento do objetivo educacional da Casa da União Porto das Flores. O projeto Luz do Saber bem como o trabalho de seus monitores permite que adultos e jovens possam se alfabetizar de maneira lúdica. A fundamentação teórica e pedagógica do Projeto Luz do Saber é baseada no trabalho de alfabetização desenvolvida por Paulo Freire. Freire propôs um método analítico de alfabetizar, no qual partia das palavras que eram segmentadas em unidades silábicas. Porém, tal metodologia de apropriação do sistema alfabético não era a parte inovadora do seu método e já era bastante utilizada pelas cartilhas da época. A inovação foi proveniente dos seus pressupostos filosóficos acerca da educação e do impacto que isto trouxe para  a estruturação da sua metodologia. A abordagem pedagógica deve estar estruturada em um processo dialógico, fazendo com que o ato educativo não seja estruturado por imposição arbitrária. Nesta perspectiva o ensino da leitura e da escrita não deve estar baseado em palavras, sentenças ou textos desprovidos de significado. Sendo assim, a realidade social do educando torna-se central no processo educativo. Este fundamento teórico e pedagógico é facilitado através do uso do software Luz do Saber que tem como objeto a aprendizagem da leitura e escrita partindo de uma abordagem freiriana complementada por reflexões de pesquisadores com embasamento psicolinguístico. Esse software foi produzido especialmente para jovens e adultos e pode ser executável em qualquer computador. Tem como objetivo oferecer recursos que contribuam para o processo de alfabetização de jovens e adultos, bem como sua inserção na cultura digital. Desde o início da execução do projeto, em setembro do ano de 2018, já alfabetizamos 11 alunas, em sua maioria mulheres. Durante o período de 9 meses obtivemos como resultado parcial o acesso ao mundo do trabalho, a conclusão do ensino fundamental por exame de certificação e a inclusão de discentes no ensino técnico do Campus Restinga/IFRS. A alfabetização digital de adultos propicia a inclusão social, política e econômica de populações que vivem nas periferias das grandes cidades.

Palavras-chave


alfabetização digital; inclusão; ensino

Referências


FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos: é ela um que fazer neutro ? Educação & Sociedade, n° 1, São Paulo: Cortez, 1978.

_____. Pedagogia do Oprimido. 18a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_____. Extensão ou comunicação ? 10a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

_____.Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia da Esperança. 6a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

______. A educação na cidade. 4a ed. São Paulo: Cortez, 2000b.

______.Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000c.



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