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A educação física no ensino profissional
Brenda Pereira Camara, Tatiana Teixeira Silveira (Orientadora)

Última alteração: 04-10-2019

Resumo


O projeto de ensino intitulado Monitoria de Educação Física foi proposto em detrimento das demandas existentes para a disciplina de Educação Física no Campus Restinga, visto que essa disciplina possui forte vínculo com as práticas corporais e culturais dos/das estudantes e ocupa parte significativa de atividades exercidas em horários extracurriculares no Campus. Para implementar essas demandas os objetivos do projeto foram instituir, a partir das práticas da Educação Física, ações educativas pautadas na discussão da inclusão, a todas/todos estudantes do Campus Restinga, acompanhar didaticamente os/as estudantes com necessidades educacionais específicas na execução das atividades propostas nas aulas regulares de Educação Física, propor discussões que envolvam o corpo na contemporaneidade, através da temática da inclusão, constituir um espaço para a realização de práticas de ensino da Educação Física nos Institutos Federais em horários extracurriculares, oportunizar atividades corporais extracurriculares à comunidade acadêmica do Campus Restinga e proporcionar a apropriação do esporte, da ginástica e das atividades expressivas como elemento da cultura corporal do movimento humano. Através desse tipo de aprendizagem, que envolve a empatia e a alteridade, também é possível problematizar os espaços institucionais destinado ao lazer nos horários livres de aula e afazeres acadêmicos para os/as estudantes do Campus. As ações do projeto ocorrem em horários de aula e extracurriculares. Por fim, podemos afirmar que na atualidade, algumas práticas corporais encontram-se em evidência, e de certa forma possuem uma repercussão social, no entanto essas práticas nem sempre possibilitam a experimentação de estudantes em relação a essa vivência nos espaços destinados às aulas de Educação Física. Essas práticas e discussões podem envolver, direta e indiretamente, diferentes classes sociais, sexos, etnias, necessidades educacionais específicas, raças e faixas etárias. Como resultado parcial é possível apontar a participação dos discentes nas atividades extracurriculares e na construção de espaços destinados ao lazer e a inclusão no Campus, pois a grande maioria deles vivencia diferentes turnos e atividades na instituição. Neste contexto sociocultural, os Institutos Federais e suas práticas educacionais oriundas de determinadas áreas, como é o caso da Educação Física, e de determinadas discussões, como é o caso da saúde, do lazer, da qualidade de vida, não podem se eximir das suas parcelas de atribuições específicas no acesso a educação de jovens e adultos.



Palavras-chave


ensino; corpo; lazer; práticas

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