Portal de Eventos do IFRS, IX Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Restingarte: A arte da Restinga
Brenda dos Santos Moraes, Lara Batista Barella, Camila da Silva Ramalho (Orientadora), Caren Rejane de Freitas Fontella (Coorientadora)

Última alteração: 04-10-2019

Resumo


O IFRS em que o RestingArte atua, está localizado em um bairro periférico de Porto Alegre,no qual grande parte da população vive em condições de extrema vulnerabilidade socioeconômica e falta de oportunidades, trazendo consigo o estereótipo de ser uma comunidade violenta e sem perspectiva, incapaz de produzir ciência, conhecimento e arte. O Restingarte surgiu da iniciativa de estudantes do campus Restinga, com a ideia de levar arte para  a comunidade interna e externa à escola, fazendo com que fossem discutidos e pensados temas considerados tabus pela sociedade através de apresentações teatrais, mostrando a importância da arte para a formação humana. O projeto tem como objetivo principal divulgar a arte e a cultura no bairro Restinga por meio do teatro, da música, da dança e da performance.Nossos objetivos específicos são: realizar oficinas de teatro abertas para os estudantes do campus Restinga e para a comunidade, despertar o interesse e o encantamento artístico-cultural na periferia fazendo com que nosso público possa refletir sobre questões sociais como racismo, violência, gênero e preconceito. A partir da produção cultural e demonstração de seus talentos locais, objetivamos também desconstruir o imaginário decriminalidade existente em relação ao bairro e aos moradores do bairro. Com a finalidade de desconstruir os estigmas da comunidade contamos com diversas formas de expressões artísticas, usando os talentos dos alunos do instituto para direção, roteiro, cenário e montagem de produções culturais e artísticas. Como metodologia o grupo tem realizado apresentações e oficinas teatrais, montagem de peças com temáticas sociais e apresentações nas atividades do Campus e na comunidade. Com uma média de 8 encontros mensais divididos entre produçãoe oficinas, temos como resultados parciais 5 peças teatrais abordando os temas já citados. É perceptível o aprimoramento do grupo nas técnicas teatrais, na convivência de grupo e nos conhecimentos específicos tratados nas peças realizadas. Conclui-se que o projeto Restingarte tem atuado de maneira muito efetiva na comunidade interna e externa, descontruindo o estigma de  crimalidade do bairro, agregando conhecimentos sobre a arte e oportunizando vivências culturais, principalmente a partir das produções teatrais desenvolvidas de forma autônoma pelo grupo. As peças feitas até o momento impactaram positivamente o público alvo, quebrando estereótipos ao demonstrar as potencialidades da comunidade e despertando em todos, momentos de reflexão sobre aspectos sociais.


Palavras-chave


Comunidade; arte; cultura;

Referências


COSTA, Marise Vorraber. Cartografando a gurizada da fronteira: novas subjetividades na escola. IN: Cartografias de Foucault.

CAVASSIN, J. perspectivas para o teatro na Educação como conhecimento e pratica pedagógica. R.cient/FAP.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.