Última alteração: 04-10-2019
Resumo
Percepções sobre a música e promoção de práticas de lazer para adolescentes na Restinga em Porto Alegre é um recorte das discussões que venho desenvolvendo no Projeto Música e a Promoção de práticas de lazer para adolescentes: Um estudo da integração na Banda Marcial do Colégio Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti, que é a proposta de Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio no IFRS Campus Restinga a qual sou formanda. O objetivo deste recorte é apresentar quais percepções iniciais podemos perceber sobre a importância da banda para os adolescentes que participam e se é considerada uma prática de lazer para os mesmos a partir das leituras, observações e minhas percepções como ex-integrante da banda. O trabalho de campo está iniciando na própria escola através de acompanhamentos em dias de ensaios da bandas (que ocorrem todos os sábados às 10h) e também em apresentações, com o principal objetivo de saber quais são suas perspectivas e experiências ao participar da banda e se ao seus olhares é possível ver a banda como uma prática de lazer. Atualmente na educação básica, percebo que é comum ver em algumas escolas a música como componente curricular, mas raramente se percebe a banda escolar como um projeto integrador entre os alunos. Acredito que pesquisar um projeto deste tipo dentro de uma escola, seja essencial em relação a promoções de práticas lazer, a música nas escolas não está relacionada apenas a tocar, mas sim a proporcionar novas aberturas, despertar curiosidade perante ao mundo sonoro, auxiliar no processo ensino-aprendizagem no que diz respeito à cultura e contribuir na percepção musical (pulsações, compassos, ritmo, etc) além de possibilitar a abertura de novos espaços de lazer para a comunidade escolar formada por pais, professores, técnicos e alunos. Assim este texto é fruto de minhas percepções como ex-integrante da banda e também as informações iniciais obtidas pelas leituras e observações.