Portal de Eventos do IFRS, IX Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática no Campus Restinga
Eduardo Pasqualotto Riboli, Joyce Toledo Moreira, Diana Vega Marona (Orientadora)

Última alteração: 04-10-2019

Resumo


O alto índice de reprovação nas disciplinas de Matemática (e disciplinas afins) nos Cursos Médio Integrado do Campus Restinga - IFRS foi o propulsor deste projeto. Os integrantes da nossa equipe vem percebendo aumento no número de alunos com dificuldades em matemática e nas aplicações em disciplinas afins, como por exemplo: eletrônica, programação, física, etc. O objetivo principal é auxiliar esses alunos, cuidar da evasão e melhorar o índice de aprovação, mantendo o nível e a qualidade de ensino desta instituição. Para isto,  possuímos dois monitores em atividade no Laboratório de Educação Matemática (LEM), além de outros quatro estudantes de projetos parceiros, que atuam como bolsistas na área da obmep, onde estudam para as provas e realizam exercícios, e bolsistas na área de software que desenvolvem aplicativos, softwares destinados a matemática. Os monitores, além de aprender a conviver com a comunidade escolar, trabalham de maneira cooperativa os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais dos discentes envolvidos (monitor, docente e monitorando), auxiliando a qualquer pessoa que venha a necessitar do nosso espaço de aprendizado. Para a execução das inúmeras atividades desenvolvidas contamos com uma equipe de dois alunos e três professores. Além do auxílio na matéria dada em aula, os monitores identificam lacunas apresentadas por seus colegas em momentos cotidianos. Desta forma, os alunos voluntários/monitores auxiliam os professores em suas práticas de ensino fazendo-os repensar ou replanejar suas aulas; e sempre que necessário, criando materiais instrucionais (jogos, por exemplo). Realizamos também, oficinas mensais cujos tópicos abordados são sugeridos por alguma disciplinas que os estudantes andam tendo objeção. Em alguns intervalos fazemos atividades lúdicas para unir a comunidade escolar em torno da matemática. Com a mostra científica, fazemos uma maratona de matemática, onde os alunos inscritos fazem diversas atividades práticas e teóricas onde, no final há um finalista que recebe uma premiação. Estamos na segunda edição, que será realizada este ano. Com o auxílio da monitoria percebemos um melhor índice de alunos aprovados nas matérias relacionadas à matemática. Cada vez mais os alunos procuram o LEM e seus monitores para tirarem suas dúvidas, além de comparecer em oficinas propostas. Ao fazermos este trabalho ajudamos alunos não apenas do próprio Instituto, mas de outras escolas. Planejamos visitas às escolas para apresentar nosso trabalho e convidá-los a conhecer e utilizar o laboratório. Neste ano, seguimos honrando o slogan “Ensino público, gratuito e de QUALIDADE”.


 


Palavras-chave


Monitoria; Matemática; Laboratório

Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5.540, de 28 de novembro de 1968: Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2014.

Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer N.º: CNE/CES 1.302/2001. Brasília, 2001. Disponível em: . Acesso em: 05 nov.2014.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) – Ensino médio. Ministério da Educação, 1999.

GUEDES, Maria Luiza. Monitoria: uma questão curricular e pedagógica. Série Acadêmica, Campinas: Puccamp, 1998.



É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.