Portal de Eventos do IFRS, IX Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Construção de experimentos de ciências da natureza como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem
Eduardo da Silveira Cason, Luciano Gomes Furlan (Orientador), Eduarda Pereira da Silva, Hailla Alequissia Steques

Última alteração: 04-10-2019

Resumo


A inserção de atividades práticas nos currículos das mais variadas disciplinas tem sido uma ferramenta muito útil e contribui satisfatoriamente para o aprendizado em sala de aula. Sabe-se que a experimentação tem a capacidade de despertar o interesse dos alunos uma vez que a construção do conhecimento científico e formação do pensamento é potencializada pelo desenvolvimento de atividades investigativas. A inclusão da experimentação apresenta algumas contribuições como o desenvolvimento da iniciativa,tomada de decisões, aumento da capacidade de observação e construção de hipóteses, além de estimular a compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Porém, alguns experimentos não possuem abordagem baseada na realidade dos estudantes e desconsideram, muitas vezes, metodologias mais abrangentes e integradas com outras disciplinas que, muitas vezes, não atingem o devido objetivo. Na tentativa de amenizar esses problemas, este trabalho tem como objetivo a construção de experimentos na disciplina de Química dos cursos Técnicos de nível médio do IFRS -Campus Restinga. Foram estudadas e selecionadas práticas de química/ciências com materiais de baixo custo, alternativos, de fácil aquisição e que possam ser executadas sem a exigência de uma infraestrutura de laboratório, por conta de sua simplicidade. Os experimentos foram construídos e vem sendo implementados nas aulas de química cursos Técnicos de nível médio do IFRS - Campus Restinga, com sugestões de possíveis conteúdos que possam ser trabalhados por outras disciplinas. As práticas têm o perfil de serem facilmente executadas em uma sala de aula comum, utilizando materiais alternativos, permitindo relacionar novas informações às que têm conhecimento. Resultados parciais demonstraram que a aplicação desses experimentos em sala de aula contribui significativamente para a motivação da aprendizagem,estimulam o questionamento investigativo e influenciam positivamente para mostrar que conceitos, muitas vezes difíceis e distantes dos alunos, podem ser abordados e construídos de maneira eficaz. As atividades propostas seguem demonstrando serem eficazes e acessíveis a todas as instituições de ensino, especialmente aquelas carentes de infraestrutura e recursos financeiros para a aquisição de reagentes e equipamentos de laboratório.


Palavras-chave


Aprendizagem; Atividades práticas; Química

Referências


[1]Valadares, Eduardo de Campos, Química Nova, 13, 2001.[2] Santos, w.; Schnetzler, r. s.; Química nova na escola, 4,1996[3] Tarouco, L. M. R.; Konrath, M. L. P.; Grando, A. Revista novas tecnologias naeducação,3, 2005.[4] Moran, José Manuel. Novas Tecnologias Educacionais e o eencantamento do Mundo.Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol.23, n.126 1995, p. 24-26[5] Melo, E. S. N.; Melo, J. R. F.; em Educação Temática Digital , Campinas, v.6, n.2, p.43-52, jun. 2005 – ISSN: 1517-2539[6] Benite, A. M. C.; Benite, C. R. M.. O computador no Ensino de Química: impressão xrealidade. Ensaio, Belo Horizonte,10, 2008.[7] MALDANER, O. A.; Química. Nova, 1999, 22, 289[8] Teófilo, Reinaldo Francisco; Braathen, Per Christian; Rubinger, Mayura MarquesMagalhães; Química nova na escola, 16, 2001, 43-46.[9] GALIAZZI, M.C. e GONÇALVES, F.P. A natureza pedagógica da experimentação: umapesquisa na licenciatura em química. Química Nova, v. 27, n. 2, 2004[10].Passoni, Luis César; Vega, Maria Raquel Garcia; Giacomini, Rosana; Barreto, AmandaMonteiro Pinto; Soares, Josimary dos Santos Cordeiro; Crespo, Larissa Codeço; Ney;Márcia Ribeiro Gonçalves QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Vol. 34, N° 4, p. 201-209, 2012.[11] Programa: ensino médio inovador- documento orientador, Ministério da Educação,setembro de 2009.[12] Ribeiro, Jair; Verdeaux, Maria; Investigações em Ensino de Ciências – V18(2), pp. 239-262, 2013.[13] Pereira, Vitor; Fusinato, Polônia; Experiências em Ensino de Ciências V.10, No. 32015.[14] Silva, M. R; Jakimiu, V. C.; aval.pol.públ.Educ. vol.24 no.93 Rio de Janeiro Oct./Dec.2016[15] MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química para o ensino médio. São Paulo:Scipione, 2011.[16] Manual do Mundo: 50 Experimentos para Fazer em Casa. THENÓRIO, Iberê;MATEUS, Alfredo Luis. 2014.[17] Manual da Exposição: A Química No Cotidiano. BENTO, Sílvio Fernando Vargas;REZENDE, Claudia[18] A Química Perto de Você: Experimentos de Baixo Custo Para A Sala de Aula doEnsino Fundamental e Médio. Sociedade Brasileira de Química, 1a Edição, 2010.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.