Portal de Eventos do IFRS, VIII Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
IF nos espera: garantindo direito e facilitando acesso
Helena Moreira, Felix Nicolai Delling

Última alteração: 18-09-2018

Resumo


O projeto de extensão IF nos Espera existe desde 2017 buscando reforçar os conhecimentos já vistos na escola até então, tendo por objetivo inserir estudantes que estejam cursando Ensino Fundamental em escolas municipais, estaduais ou privadas do bairro Restinga e arredores, na rotina do IFRS - Campus Restinga. Este projeto nasceu de uma demanda de estudantes de uma escola do bairro que demonstraram muito interesse em ingressar na instituição. Sendo assim, a proposta contempla a discussão, problematização, contextualização de conteúdos previstos nas provas de seleção do IFRS; vivência e participação em eventos institucionais sobre temas diversos, interação com estudantes do campus através de diálogos, atividades esportivas e participação nos eventos. Consequentemente os(as) estudantes participantes do projeto aproximam-se da política e filosofia da escola. Dessa forma se promove a imersão destes estudantes, membros da comunidade externa, na nossa rotina escolar.   O preparo para a prova de seleção no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Restinga se dá através de aulas regulares, mas também temos por objetivo imergir os participantes da comunidade externa na rotina escolar do mundo IF. Sendo realizado nas dependências do campus, ministrado por estudantes de licenciatura e tecnólogo da rede federal de ensino, os estudantes terão reforço, até dezembro do presente anos, nas áreas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática e língua portuguesa, visando aprovação na prova do processo seletivo. Mas não é apenas um apoio, propomos aos participantes inserção a rotina escolar regular semelhante aos estudantes efetivos do campus. Como resultado temos o ingresso de 12 estudantes na instituição em todos os cursos de ensino médio integrado a técnico, alem disso os participantes apropriaram-se dos conteúdos escolares e evidenciamos a formação de cidadãos passando na prova ou não, pois observamos que enquanto ex-alunos do cursinho eles ocupam mais os espaços de cidadania e,decisões e a democracia. Em síntese, podemos concluir que o projeto está provocando uma melhora da perspectiva de vida de jovens que são muitas vezes oprimidos e discriminados e assim não conseguem ter as mesmas oportunidades, mesmo que garantido seus direito.


Palavras-chave


Ingresso; Cidadãos; Acesso.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.