Portal de Eventos do IFRS, VIII Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
CriArte: apresentando uma nova visão de lazer à infância
Carolina Viola Dias de Araújo, Sandro Ouriques Cardoso

Última alteração: 14-09-2018

Resumo


Este trabalho visa a diversidade de momentos de lazer dentro do bairro Restinga, localizado em Porto Alegre/RS, propondo atividades de arte relacionadas a pintura dentro de escolas periféricas. O trabalho se propõe a realizar oficinas de pintura voltadas para o público infantil na Escola Estadual de Ensino fundamental Mário Quintana e na Escola Estadual de Ensino Médio José do Patrocínio, localizadas nas periferias junto à comunidade, proporcionando momentos de bem-estar e diversão, estimulando a percepção sobre os sentidos e significados da palavra lazer relacionada à arte e a sua vida. Mediante a realidade na comunidade, muitas crianças são marginalizadas apenas por viverem no bairro, sofrendo preconceitos, o que torna o problema em questão cada vez mais urgente. Nesse contexto, a existência de um espaço de lazer, com atividades relacionadas à experiência da arte do bairro, bem como a oferta de experiências nessa área, traria a possibilidade dessas crianças terem um espaço adequado e seguro de lazer, bem-estar e aprendizado. Este trabalho apresenta a discussão da palavra “lazer” e seus sentidos entre o público infantil, objetivando mudar o olhar da criança em relação ao bairro e a sua realidade, por meio de experiências com a pintura, de forma a complementar, o projeto também se propõe a criar um momento para a criação de utensílios artísticos caseiros. As os métodos para as oficinas realizadas dentro das escolas serão construídas em parcerias com as escolas. Haverão reuniões para apresentação e discussão do projeto, entre mediador, escola e responsáveis, para assim também haver uma troca de conhecimentos. Ao longo das oficinas, cada pintura proposta será uma evolução para um entendimento da diversidade do lazer na comunidade. Como referências base, temos as ideias do Sociólogo Nelson Carvalho Marcellino em Estudos do Lazer (1996) e Sueli Ferreira como organizadora em Ensino das artes (2001), auxiliando nas ideias e preparação das oficinas. Com isso o projeto proporciona um momento de diversão e aprendizado, juntando o lazer e a infância com um olhar direcionado a arte e o ensino de diferentes aspectos do lazer.


Palavras-chave


Lazer; Arte; Periferias

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.