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A importância da cultura Maker dentro do IFRS – Campus Restinga
Justtyne Monteiro Costa Pereira, Lucas Portela Lopes, Eduardo Lemos Pedroso, Shaiane da Luz Rodrigues, Alexsandro Cristovão Bonatto

Última alteração: 14-09-2018

Resumo


Atualmente os espaços Maker estão aparecendo em todas as regiões e principalmente em instituições de ensino. Nestes ambientes proporcionam a criatividade, criação e compartilhamento de ideias, projetos e de ferramentas. Com os avanços da tecnologia e com o acesso facilitado de grande parte da população há uma necessidade desses espaços no processo de aprendizagem. Sendo assim o InovaLab@Restinga é a zona de criação do IFRS – Campus Restinga, onde há um encontro de conhecimentos, ideias e projetos. O objetivo principal do InovaLab é torna-se um FAB LAB(Laboratório de Fabricação Digital) e os objetivos específicos busca-se promover a inclusão tecnológica das ferramentas de fabricação digital no  bairro Restinga, onde está localizado o espaço, despertar o espírito empreendedor e os potenciais tecnológicos locais, e ainda oportunizar aos alunos um ambiente no qual eles possam relacionar os conhecimentos vistos em seus cursos e ainda transformar conceitos teóricos em físicos. Considera-se essencial possibilitar que os estudantes de todas as modalidades do instituto tenham uma sólida formação acadêmica, que seja acompanhada e pautada pela realização de projetos e solução de demandas práticas da sociedade. Além do público interno da instituição, estimula-se a participação da comunidade externa disponibilizando para uso as ferramentas disponíveis no laboratório, o banco de ideias e a participação  nas oficinas elaboradas pela equipe. A proposta existe desde 2017 na instituição começando com um projeto de pesquisa e consolidando-se um espaço Maker. Como primeiras atividades a elaboração de oficinas para difundir a cultura Maker, software livre e ‘ferramentas tecnológicas. Como resultados iniciais temos que os participantes das atividades desenvolvidas pela equipe conseguiram realizar as atividades de forma dinâmica associando as diversas áreas do conhecimentos. Com as oficinas abrangendo várias áreas conseguimos aumentar o alcance da inclusão tecnológica na comunidade. Este ano já realizamos oficina de programação em Python, introdução ao Arduino, origami com eletrônica e uma de suporte aos bolsistas.



Palavras-chave


Makerspaces; Fablabs; Educação Tecnológica; Inclusão Tecnológica.

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