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Mapa tátil com descrição de voz: acessibilidade a partir da inclusão da história negra de Porto Alegre
Última alteração: 30-08-2018
Resumo
O presente relatório construiu sua trajetória de reflexão tendo como foco geral o uso dos conhecimentos eletrônicos e a acessibilidade. A pergunta que orientou esse trabalho de conclusão de curso está relacionada com o aprendizado de certos conteúdos, em específico das áreas de conhecimento em Geografia e História, aplicado ao aprendizado de pessoas com necessidades específicas, no caso deste estudo,problematizamos o desenvolvimento e aprendizagem dos indivíduos que portam quaisquer tipos de incapacidades, auxiliamos com o aprimoramento de todo o resto da comunidade. Focando no ambiente escolar, percebe-se que a luta e as ações educacionais pela inserção de pessoas com necessidades específicas é remota e ainda não existem recursos necessários nas escolas para que os/as jovens impossibilitados tenham um desenvolvimento e uma aprendizagem parecida com os de outros adolescentes, ocasionando uma integração menos positiva e duradoura nesse espaço como é a situação de pessoas que tenham deficiência visual e também sobre as possibilidades que circuitos eletrônicos aplicados no Arduíno e apresentados em um mapa tátil podem contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento de conteúdos que possuem certo entendimento a partir da visualização. No caso deste estudo, optamos por simular conteúdos da Geografia e da História através de um mapa tátil para pessoas com deficiência visual na utilização da plataforma Arduíno, de conhecimentos vinculados à área, que por vezes necessitam de uma visualização do conteúdo como parte do aprendizado. Ao longo do trabalho, a acessibilidade e o uso da eletrônica constitui-se em eixo central de estudo, pois trata-se de analisar em que medida ela contribui para a formação de jovens com necessidades visuais, ao mesmo tempo em que é possível apresentar conteúdos específicos, no caso deste estudo a constituição das colônias africanas na cidade de Porto Alegre, sobretudo em relação à lógica excludente de certas histórias, vinculadas à questão racial.
Palavras-chave
Acessibilidade; Mapa tátil; Deficiência visual; Colônias Africanas.
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