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Ensino de linguagem de programação Java a partir da Lógica Proposicional: compartilhamento cidadão de saberes entre estudantes do IFRS/Campus Osório e da Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz
Bruno Reck Gambim, Sérgio Santos Portella

Última alteração: 14-09-2018

Resumo


O projeto compartilha os conhecimentos sobre lógica e programação dos alunos do ensino médio integrado ao técnico em informática do IFRS - Campus Osório com os alunos do ensino fundamental da escola Albatroz. Disponibilizamos um encontro semanal de duas horas de duração onde ensinamos a linguagem de programação JAVA usando conceitos da lógica proposicional e a explicação da sintaxe da linguagem. O nosso objetivo é providenciar este espaço de compartilhamento de conhecimentos, cativando os alunos do ensino fundamental em relação à área de informática e programação, bem como formalizar os conhecimentos de lógica dos alunos e demonstrar como eles se aplicam na linguagem JAVA. Buscamos, assim, ampliar o interesse por nossa instituição e incentivar a permanência dos alunos provindos da escola pública para esta área de conhecimento. As aulas ocorrem semanalmente e são separadas em duas partes: na primeira parte, exclusiva aos estudantes do IFRS, são abordados conceitos sobre a linguagem de programação Java e lógica proposicional, trazendo a definição dos algoritmos, desenvolvendo a habilidade lógica, de sequenciamento de “problemas”, a compreensão de que o desempenho da máquina depende da inteligência do programador e a instalação de um suporte Java. Estes desempenhos preparam para a segunda parte, em que os estudantes do IFRS atuarão como facilitadores na aquisição de conhecimentos em Java junto aos alunos da Escola Estadual Albatroz, dando instruções e atividades sobre a sintaxe da linguagem, incluindo os conceitos básicos, if e else, for, switch, while, array e os operadores lógicos, ajudando, assim, na aquisição de saberes dos estudantes do ensino fundamental. O ensino deste assunto é de extrema importância pois cada vez mais a programação se torna uma ferramenta necessária no mundo moderno. Ainda, compreendemos que o desenvolvimento do raciocínio lógico é componente vital no desenvolvimento de habilidades cognitivas não necessariamente vinculadas à informática, como a leitura crítica e a organização processual do pensamento. Após o desenvolvimento de algumas atividades em aula, notamos certa facilidade dos alunos em desenvolver sua lógica de forma linear e em utilizar operadores lógicos pois haviam aprendido anteriormente nas aulas de lógica proposicional, que serviram como agente facilitador no ensino de programação.




Palavras-chave


Ensino;Programação;Lógica;

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