Última alteração: 18-09-2018
Resumo
Este estudo, referente ao trabalho de conclusão de curso do curso técnico em lazer integrado ao ensino médio, trata da leitura como prática de lazer no espaço escolar. O lazer é compreendido como atividades prazerosas que realizamos em nosso tempo livre, no tempo que usamos com nós mesmos e para o nosso bem estar. A leitura também pode ser considerada uma prática de lazer, mas muitos estudantes, na atualidade, não possuem o hábito de ler frequentemente. Por este motivo este projeto tem como objetivo investigar como a leitura pode se tornar uma prática de lazer no espaço escolar para os alunos dos anos finais, analisar o que os professores, estudantes e bibliotecários compreendem por lazer e por leitura, propor atividades que possam ser realizadas na escola no espaço da biblioteca e promover a biblioteca como um espaço de lazer. O trabalho será realizado com uma turma de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Quintana, localizada na Vila Castelo, no bairro Restinga, próximo ao corpo de bombeiros, na estrada João Antônio da Silveira. Serão aplicados três questionários, um para professores, um para estudantes e outro para os bibliotecários. Embora sejam diferentes, há algumas questões em comum, com a intenção de comparar as opiniões de cada grupo sobre um mesmo assunto, de mapear os gostos de ambos os grupos e hábitos de leitura dos participantes, para, depois, realizar as atividades práticas de leitura com os estudantes. No estágio atual do estudo, os questionários já estão elaborados e prontos para a aplicação na escola; as atividades de leitura estão sendo elaboradas e ocorrerão a partir do mês de setembro, separadas em quatro atividades, uma por semana no turno da manhã. Espera-se desenvolver atividades que contribuam para a prática da leitura enquanto uma atividade de lazer na escola e que haja a promoção da biblioteca como um espaço para que isso ocorra.