Última alteração: 18-09-2018
Resumo
Esta pesquisa faz parte do conjunto de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Equipe Ciranda de Ensinagens, assim pretende acompanhar a implantação do Curso Técnico em Lazer, em sua proposta de integração curricular, dessa forma os mesmos professores do curso serão envolvidos no projeto. A prática pedagógica pode ser considerada como uma das principais preocupações do profissional comprometido. Ainda que escola esteja inserida numa sociedade dinâmica e interativa, se organiza de maneira conservadora e propõe um percurso formativo rígido, a partir de uma organização curricular disciplinar. A alternativa de currículo que este projeto de pesquisa se propõe a analisar é um currículo por áreas de conhecimento e de forma organizada integrando matérias, assim como o Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio, do Campus Restinga possui. Este trabalho visa o acompanhamento do processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio, no Campus Restinga, verificando a potencialidade de experiências de integração curricular na qualificação do ensino e aprendizagem. O trabalho será desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação. Optar por uma modalidade qualitativa de pesquisa significa recolher dados em “contato aprofundado com os indivíduos”. A investigação a ser realizada pretende por objetivar uma transformação da prática pedagógica de professores e prever o envolvimento ativo dos pesquisadores. É um processo dinâmico de aprendizagem, tanto dos sujeitos, quanto dos pesquisadores, em que os rumos da investigação estão constantemente sendo reavaliados. A pesquisa terá os seguintes momentos: (1o) Encontros com os professores do Curso de Lazer para análise do PPC; (2o) Encontros com os professores de cada Componente Curricular para análise e reformulação das ementas e objetivos de cada ano letivo; (3o) Encontros com os estudantes do Curso de Lazer para análise do PPC; (4o) Encontros com estudantes e professores para estudo das propostas metodológicas do PPC; (5o) Observação e análise da implantação do PPC em cada componente curricular. Sendo assim, o momento de integração não serve apenas em sala de aula, como também nos momentos de reuniões integrando os discentes com os docentes, isso contribui para a troca de comentários entre ambas as partes, tendo assim uma maior compreensão dos ocorridos.