Portal de Eventos do IFRS, VIII Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Igualdade de gênero no mundo do trabalho: o que é preciso para que homens e mulheres tenham condições iguais em sua carreira profissional?
Andressa Alves Santos, Maria Gabriele Borges Santos, Luana Vitória da Silva Gomes, Mônica da Silva Gallon, Rafael Pinheiro

Última alteração: 14-09-2018

Resumo


Nossa pesquisa tem como objetivo mostrar a desigualdade de gêneros no mundo do trabalho e os fatores que influenciam para que isso aconteça. O interesse pelo assunto de estudo vem ao encontro do tema “Ciência para redução das desigualdades” e também por sermos um grupo de meninas e nos preocuparmos com as condições da mulher do mercado de trabalho e a igualdade de oportunidades a todos os gêneros. As mulheres enfrentam muitas dificuldades no mundo do trabalho, entre elas a dupla jornada, entre a rotina doméstica e o trabalho profissional. A diferença de gêneros inicia ainda na infância com uma educação voltada para “meninos” e outra para “meninas”, fazendo-se crer que existem trabalhos que podem ser realizados apenas pelo gênero masculino, e outros (geralmente trabalhos domésticos) devem ser realizados predominantemente pelas mulheres. Nosso estudo é qualitativo e buscamos fazer uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos, vídeos disponíveis no YouTube e outras fontes que tratassem sobre a desigualdade de gênero e os principais aspectos que contribuem para que essa desigualdade ocorra. Nosso estudo se encontra em andamento, porém até o momento é possível apontar como resultados as seguintes dificuldades: a) divisão do trabalho doméstico com o companheiro. As mulheres ao chegarem em casa da sua jornada de trabalho, na maioria das vezes necessitam ainda cuidar da rotina doméstica, desde o preparo das refeições aos cuidados com os filhos; b) as mulheres em sua maioria são responsáveis pelo cuidado com os filhos, portanto, caso não haja possibilidade de uma escola integral, necessitam trabalhar um tempo menor que os homens para o cuidado das crianças. Assim, é possível concluirmos que para que haja possibilidade de igualdade de gênero no mercado de trabalho é preciso pensarmos na divisão das tarefas domésticas, não sobrecarregando apenas a mulher e a necessidade de vagas em creches e escolas de educação integral permitindo que as mães possam deixar seus filhos em segurança.

 


Palavras-chave


igualdade de gênero; trabalho; desigualdade salarial

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.