Última alteração: 14-09-2018
Resumo
O projeto “Educação em Direitos Humanos: Voluntariado e Cidadania” busca intermediar a relação dos alunos e servidores do IFRS - Campus Osório com a comunidade externa através de ações voluntárias. As ações atenderão às demandas de diversas instituições da cidade, analisando as suas necessidades, estabelecendo um contato, criando um vínculo e além disso proporcionando aos alunos uma formação humana e a prática da cidadania.O contato a ser promovido com a comunidade externa objetiva promover ações que desenvolvam nos estudantes competências e habilidades tais como alteridade, empatia e paciência, proporcionar ao voluntários a sua formação integral através de um olhar de sensibilidade e compreensão da importância da atividade cidadã e a transformação das relações sociais, desenvolver no voluntário o espírito crítico, participativo e pró-ativo e por fim, estimular a socialização de saberes aprimorando o processo formativo do mesmo enquanto cidadão. O projeto torna-se relevante ao estipular ações que possibilitem ao estudante o contato com a sua comunidade, atuando em lugares onde há uma demanda de afeto e direitos. Além disso, o projeto se consolida como uma oportunidade do voluntário construir uma formação integral, considerando a importância da educação através de uma formação humana e profissional. Não se pode ficar alheio ao cenário contemporâneo, e é por isso que quando se trata de educação e cidadania, é necessário uma compreensão crítica acerca dos direitos humanos. Portanto, o não-estar alheio é conhecer e participar da realidade local, daí a importância do trabalho voluntário e o contato com a comunidade. O ser humano busca o sentimento de pertencimento a uma coletividade, o princípio da reciprocidade fundamenta a construção dos vínculos sociais.A metodologia do presente projeto se dá por: Planejamento com a comunidade: a equipe do projeto analisa determinados lugares e suas necessidades e planeja as ações voluntárias; Sensibilização e preparo dos voluntários: os estudantes passam por um encontro, seja ele apenas uma conversa ou uma oficina, e então são preparados para a atuação em campo e a avaliação das ações: os voluntários preenchem um formulário online onde avaliam a ação e a sua participação. As ações se dividem em dois grandes grupos, um deles é voltado para a prática do voluntariado, consistindo em ações voluntárias em lar de idosos e hospital. O outro é voltado para ações que despertem o raciocínio crítico, através de oficinas e debates com a comunidade externa, tendo como tema assuntos relacionados aos direitos humanos e a prática da cidadania.No que diz respeito às oficinas de debates sobre direitos humanos, gênero e cidadania, realizadas no campus e aberta para a comunidade externa. As ações estão sendo avaliadas pelos participantes através de um formulário, e já pode-se observar que este gênero de debate é relevante, que a metodologia usada foi positiva e ainda os participantes expressaram que as oficinas contribuíram para sua formação, os proporcionando maior conhecimento sobre os assuntos e uma oportunidade de debate que não lhes é dada em outros ambientes.Sobre as ações realizadas no lar de idosos e no hospital, os resultados ainda são parciais pois este vínculo está começando a ser criado, mas já analisa-se a importância de tal ação. Os idosos demonstram felicidade e gratidão frente ao contato que está sendo realizado e os voluntários vêm superando suas dificuldades, desenvolvendo determinadas competências e buscando cumprir seu papel como cidadão na sociedade.As ações de voluntariado compreendem o exercício da cidadania, como possibilidade de desenvolver a compreensão da realidade, perceber a pluralidade e a diversidade, desenvolvendo saberes diversos.Essa educação em direitos humanos vêm cada vez mais trazendo resultados positivos e experiências significantes na vida dos alunos e a comunidade externa.