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Intervenções pedagógicas no processo de escrita: compreendendo enunciados.
Victoria Moraes Ramos, Luís Henrique Leiria Pinheiro, Gabriela Fontana Abs da Cruz

Última alteração: 13-09-2018

Resumo


Introdução: O estudo em desenvolvimento pretende analisar e intervir através de atividades pedagógicas no processo de escrita de estudantes de Ensino Médio Integrado e EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Campus Restinga - IFRS. A pesquisa tem seu enfoque nas dificuldades de compreensão leitora relacionadas ao entendimento de enunciados que constituem as propostas de produção textual, buscando através de sequências didáticas auxiliar na superação do atual obstáculo. Justificativa: Divulgado no ano de 2018, o Relatório de Desenvolvimento Mundial 2018 (World Development Report 2018), com base no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), apontou que estudantes brasileiros devem demorar mais de 260 anos para atingir o mesmo nível de leitura de alunos de países desenvolvidos. Esses dados refletem também em instrumentos avaliativos relacionados à leitura, como o próprio PISA. Em 2015, a média em leitura era de 407, apresentando uma queda em relação à aplicação de 2012, que obteve média 410. O instrumento avaliativo se divide em sete níveis de proficiência (1b, 1a, 2, 3, 4, 5 e 6) e, de acordo com o órgão coordenador da prova, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2015, a porcentagem de 50,99% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do nível 2 (considerado pela OCDE o nível mínimo esperado). Esse nível de proficiência exige que o aluno tenha capacidades básicas como, por exemplo, localizar fragmentos de informação, reconhecer aideia principal de um texto e fazer inferências com dificuldade baixa. O projeto PRALER: Projeto de Avaliação e Prática de Leitura do Campus Restinga - IFRS, também em 2015, apresentou resultados muito próximos ao PISA, o que torna o aprimoramento da capacidade de compreensão leitora dos estudantes da instituição uma prioridade para o estudo desenvolvido neste trabalho. Objetivos: Através dos testes aplicados, objetiva-se identificar a(s) dificuldade(s) do estudante, coletar e analisar dados referentes ao seu nível de compreensão leitora, realizar intervenções para aplicação de sequências didáticas elaboradas de acordo com a(s) dificuldade(s) do estudante, buscando aprimorar a compreensão leitora e detectar, através de testes, os resultados obtidos com as intervenções. Metodologia: A partir de quesitos utilizados por indicativos da educação na área de leitura (SAEB e PISA), desenvolvemos critérios próprios para a avaliação dos estudantes que, assim como os instrumentos, contam com níveis. Optamos por seis níveis, sendo que o primeiro exige competências básicas e o último busca detectar habilidades mais complexas. Após a busca de textos com potencial para elaboração de questões, foram criadas sequências didáticas que abrangessem o método utilizado, ou seja, atividades que contemplassem os critérios criados. Para a avaliação dos estudantes, serão utilizados dois testes: pré-teste e pós-teste. O pré-teste tem como objetivo avaliar os conhecimentos prévios do estudante para que possamos compreender as dificuldades que o cercam. O pós-teste será aplicado para coleta de resultados em relação à efetividade dessas intervenções e à evolução individual do estudante. As intervenções serão realizadas a partir de agosto de 2018, com material organizado pelos bolsistas. Resultados Parciais: Definimos critérios avaliativos de leitura e, a partir deles, foram compiladas e desenvolvidas atividades que contemplassem esses quesitos pré-estabelecidos. Estão sendo organizadas sequências didáticasque serão utilizadas na realização das intervenções com os estudantes. Considerações finais: A compreensão de enunciados é necessária não apenas no que diz respeito à produção textual e Língua Portuguesa, visto que todas as disciplinas que compõem o currículo básico do Ensino Médio Integrado e do EJA utilizam enunciados (tanto em atividades diárias quanto em instrumentos avaliativos). Sabendo disso, é possível constatar que o sucesso das intervenções poderá trazer benefícios acadêmicos em outras áreas de aprendizado. Empresas atualmente utilizam processos seletivos escritos sobre conhecimentos específicos, o que gera enunciados e exige um bom entendimento do candidato. Ou seja, o aprimoramento da compreensão leitora não se restringe ao campo acadêmico.

Referências:

World Bank Group. World Development Report 2018: Learning to realize education’s promise. Washington, DC: World Bank, 2018. Disponível em: <http://www.worldbank.org/en/publication/wdr2018>. Acesso em: 07/08/2018.

OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Brasil no Pisa 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana, 2016. Disponível em:<download.inep.gov.br/acoes.../pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf>. Acesso em: 07/08/2018.


Palavras-chave


Psicolinguística; Leitura; Compreensão; Escrita

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