Última alteração: 18-09-2018
Resumo
O uso de jogos no Ensino de Química tem sido considerado uma ferramenta motivadora para a aprendizagem de conhecimentos, colaborando para minimizar as dificuldades dos estudantes e desenvolver habilidades como a percepção, criatividade e o raciocínio, atuando como propulsor da compreensão de fenômenos que acontecem no mundo e da interpretação dos avanços científicos e tecnológico do cotidiano. Essa estratégia está descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), pois desenvolve a capacidade afetiva e as relações interpessoais, permitindo ao aluno colocar-se no ponto de vista do outro, refletindo, assim, sobre os seus próprios pensamentos. O jogo educativo possui duas funções que devem estar em constante equilíbrio: uma delas diz respeito à função lúdica, que está ligada a diversão, ao prazer e até o desprazer. A outra é a função educativa, que objetiva a ampliação dos conhecimentos dos educandos. Dentro deste contexto, o objetivo desse trabalho é a construção de jogos educativos para auxiliar na aprendizagem dos elementos químicos da Tabela Periódica e sua presença no nosso cotidiano. Foram construídos 2 jogos que serão implementados na disciplina de química dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS-Campus Restinga,onde posteriormente a avaliação será dada por questionários respondidos pelos alunos. Resultados preliminares mostraram que a aplicação dos jogos é muito bem aceita pelos estudantes, onde consideram que estão aprendendo o conteúdo de forma mais prazerosa e interessante, despertando o interesse e melhorando o aspecto disciplinar em sala de aula. Esse conjunto aumentou a interação dos estudantes com o professor, tornando a aula dinâmica, além de relacionar o conteúdo com o contexto histórico e atual. O uso de atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento discente em vários aspectos, sendo uma vertente na aprendizagem, além de ser uma ferramenta interessante e facilitadora que utiliza de uma linguagem atraente na construção do conhecimento, a partir do momento que se propicia um ambiente motivador, descontraído e de socialização por meio de discussões e regras.