Última alteração: 18-09-2018
Resumo
Nos dias de hoje, um dos grandes desafios da escola é construir uma interface entre a realidade abordada e o mundo dos alunos. Para facilitar esse processo, a inserção de atividades práticas em sala de aula vem contribuindo satisfatoriamente para o aprendizado. A realização de experimentos nas disciplinas de Química e Ciências é uma importante estratégia para estimular o processo de aprendizagem dos alunos e romper com a passividade em sala de aula, uma vez que a experimentação demonstra que muitos fenômenos são multidisciplinares e podem ser facilmente compreendidos se forem interessantes aos alunos. Porém, alguns experimentos não possuem abordagem baseada na realidade dos estudantes e desconsideram, muitas vezes, metodologias mais abrangentes e integradas com outras disciplinas que, muitas vezes, não atingem o devido objetivo. Na tentativa de amenizar esses problemas observados nas escolas, Dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivo a construção de experimentos na disciplina de Química dos cursos Técnicos de nível médio do IFRS - Campus Restinga. Foram estudadas e selecionadas práticas de química/ciências com materiais de baixo custo, alternativos, de fácil aquisição e que possam ser executadas sem a exigência de uma infraestrutura de laboratório, por conta de sua simplicidade. Os experimentos foram implementados nas aulas de química cursos Técnicos de nível médio do IFRS - Campus Restinga, com sugestões de possíveis conteúdos que possam ser trabalhados por outras disciplinas. As práticas tem o perfil de serem facilmente executadas em uma sala de aula comum, utilizando materiais alternativos, permitindo relacionar novas informações às que têm conhecimento. Resultados parciais demonstraram que a aplicação desses experimentos em sala de aula contribui significativamente para a motivação da aprendizagem, estimulam o questionamento investigativo e influenciam positivamente para mostrar que conceitos, muitas vezes difíceis e distantes dos alunos, podem ser abordados e construídos de maneira eficaz. As atividades propostas seguem demonstrando serem eficazes e acessíveis a todas as instituições de ensino, especialmente aquelas carentes de infraestrutura e recursos financeiros para a aquisição de reagentes e equipamentos de laboratório.