Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra Científica do IFRS - Campus Restinga

Tamanho da fonte: 
Java e Lógica Proposicional: compartilhando saberes
Laura Castro da Cunha, João Pedro Lopes Bazotti, Esp. Bruna Flor Rosa, Dr. Sérgio Guilherme Santos Portella, Ms. Roger Gonçalves Urdangarin

Última alteração: 24-10-2017

Resumo


O projeto proporciona um espaço de compartilhamento entre conhecimentos entre os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório e a escola estadual de ensino fundamental Albatroz, onde são feitas aulas com a matéria técnica do instituto, a programação além de ser demonstrado a instituição em sí. O projeto visa este compartilhamento de conhecimentos, proporciona a possibilidade de escolhas em relação a área de conhecimentos e tem como objetivo aproximar as duas instituições, aumentar a inserção regional no IFRS Osório e formalizar as habilidades lógicas a partir do uso da linguagem java e outras atividades.As aulas são separadas em duas partes: na primeira parte são abordados conceitos sobre a linguagem de programação Java e Lógica Proposicional, trazendo a definição dos algoritmos, desenvolvendo habilidades lógicas e aplicando-as na sintaxe JAVA (sequenciamento de “problemas”, a compreensão da dependência do desempenho da máquina à inteligência do programador e a instalação de um suporte Java). A segunda parte aplica os conhecimentos então desenvolvidos, à medida que os estudantes do IFRS atuam como facilitadores na aquisição de conhecimentos em Java, dando instruções e atividades sobre a linguagem, incluindo os conceitos básicos, if/else, for, switch, while, array e os operadores lógicos. Também estamos dando início a novos suportes onlines, o code.org que nos possibilita usar nossos conhecimentos de JAVA, Lógica Proposicional e Matemática(ajudando, reforçando e dando uma base aos alunos desses conceitos, que serão bastante utilizados nos anos seguintes), e o Scratch que podemos montar jogos com estruturas lineares e retomar os conteúdos que obtivemos ao longo do projeto, e finalizá-lo com um jogo pronto. Nesta última etapa percebemos uma desilusão da maioria dos alunos sobre os conceitos prévios de programação assim como o interesse adquirido por outros cumprindo alguns de nossos objetivos e afirmando nossas justificações.


Palavras-chave


JAVA; Lógica; Programação;

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.