Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra Científica do IFRS - Campus Restinga

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Contamores
Júlia Rocha da Silva, Mylena de Souza Cunha, Rafaela Lima da Silva, Mikael Marques de Medeiros, Gabriela Fontana Abs da Cruz

Última alteração: 27-10-2017

Resumo


Tendo em vista a situação da leitura na comunidade em que o Campus Restinga está inserido, faz-se necessária a busca de alternativas para o incentivo à leitura, sendo uma delas, a criação de um grupo de contadores de histórias. Pensando assim, surge o Contamores, um grupo de alunos e servidores voluntários que participaram do curso de contação de histórias realizado no campus. O grupo  tem como objetivo despertar nas pessoas o interesse e o encantamento pela leitura, resgatar leitores e formar novos a partir de oficinas e de contações de histórias. Isso se deve, porque ouvir histórias ajuda a ativar a imaginação, a focar a atenção e a refletir sobre a história narrada. Durante o desenvolvimento do projeto, foi estabelecida uma parceria com o Hospital Restinga e Extremo Sul, juntamente com a Parceiros Voluntários, com o objetivo de proporcionar a hora do conto a crianças de 0 a 12 da ala pediátrica. Com a repercussão das atividades no bairro, o projeto foi ganhando ainda mais reconhecimento como um ato de cidadania, fazendo com que o Contamores estabelecesse novas parcerias com instituições de ensino da região.  Hoje, o Contamores realiza contações e oficinas na comunidade interna e externa ao campus e, para a realização dessas atividades, são necessárias algumas preparações. Os voluntários realizam leituras de textos teóricos sobre técnicas de contação de histórias e desenvolvem os conceitos aprendidos. Nas oficinas, oferecidas para adolescentes e adultos, são trabalhadas várias dinâmicas, as quais ajudam nas técnicas que um bom contador de histórias deve ter. O grupo também realiza encontros semanais, nos quais os voluntários realizam autoavaliações e compartilham experiências obtidas nas atividades. O Contamores proporciona periodicamente contações para alunos de instituições de ensino parceiras sempre buscando contar através de livros com imagens ilustrativas e sons que cativam a atenção, ou através da narrativa teatral, acompanhada de maquiagens, fantoches, fantasias e músicas. Depois de muitas contações realizadas, os voluntários receberam um ótimo retorno do seu público. Os professores, além de se divertirem durante a contação, aderiram à contação de histórias em suas aulas e algumas escolas adotaram a hora do conto em suas bibliotecas com o objetivo de incentivar ainda mais a leitura. Os vários convites recebidos, faz com que aos poucos o Contamores vá conseguindo conquistar o coração das crianças na comunidade. Além de novas parcerias e doações de fantasias, maquiagens e livros, o grupo conseguiu mais voluntários contadores no campus Restinga. Com esse trabalho, acredita-se que será possível resgatar leitores, no caso os próprios voluntários, e estreitar sua relação com histórias, pois quem conta, precisa ser leitor. Isso significa que, para escolher adequadamente uma história, é necessário que o contador conheça muitas delas e que as leia tantas vezes quanto forem necessárias, para que haja a apreensão de todos os aspectos importantes para a contação e para a compreensão por parte do ouvinte. Desse modo, a pessoa, ao desenvolver o hábito de escutar histórias, se motivará a ler.


 


 


Palavras-chave


Voluntários; Contação de Histórias; Escolas

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