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Descobrindo os microorganismos, na EMEF Saint'Hilaire.
Gabriela de Oliveira Montenegro Silveira, Teresinha Mateus de Oliveira, Iandara Dallmann Bueno, Kethlen Duarte de Souza, Luísa da Silva Marques, Jaqueline Gomes Nunes Waszak

Última alteração: 20-10-2017

Resumo


Os microorganismos são pequenas formas de vida, que podem ser visualizadas, através de equipamentos, como microscópios. Dentre os diferentes grupos, que compõem os microorganismos, encontram-se as bactérias e alguns fungos, como os bolores e as leveduras. Ambos os grupos possuem importância ecológica para o ambiente em que vivem, no entanto, muitos deles podem causar doenças. A contaminação do corpo humano, por microorganismos, pode ocorrer de diferentes formas, sendo os hábitos de higiene, métodos essenciais para a prevenção de doenças. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo, identificar os fungos microscópicos e as bactérias, presentes em diferentes espaços/utensílios, presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Saint’Hilaire, e a partir disso, refletir sobre a importância dos hábitos de higiene para a prevenção de doenças e construir um material didático e informativo sobre a temática. Para isso, o trabalho contou com entrevistas, realizadas com professores e funcionários, para identificar locais ou objetos da escola, em que os mesmos acreditavam ter maior quantidade de microorganismos (bactérias e fungos). Os locais definidos na pesquisa foram: chão, mãos dos alunos, pias dos banheiros, celulares, janelas, maçanetas das portas das salas de aula, esponja de louça da sala dos professores e dinheiro. A partir da definição das amostras,  foram realizados experimentos para cultivar os microorganismos e visualizá-los em colônias. Os materiais utilizados para o meio de cultura foram ágar-ágar (semelhante a uma gelatina) e caldo de carne. Já, a coleta, deu-se com o auxílio de hastes flexíveis, tomando os devidos cuidados para não contaminar a cultura, com amostras de outros locais. Além disso, o experimento foi realizado em duas versões, sendo que a primeira dela utiliza placas de petri, disponíveis no laboratório de ciências da escola, e a segunda, com pratinhos descartáveis e de baixo custo, com  finalidade de mostrar o potencial da experiência para a realização em escolas que não disponham do material indicado. Os resultado dos experimentos, sejam eles em materiais alternativos, ou de laboratório, mostraram uma grande quantidade de microorganismos, principalmente fungos, em locais como a janela da sala de aula, tendo em vista a baixa limpeza desse local. Nas demais amostras, a quantidade de micróbios foi variável, sendo que o chão, onde se esperava maior concentração, demostrou ter poucas colônias, o que levou o grupo a concluir que a limpeza frequente do local poderá ter influenciado. Com o trabalho, conseguimos aprender mais sobre os microorganismos a partir dos experimentos e averiguar a proliferação dos mesmos, na EMEF Saint’Hilaire. Vimos com isso a importância da higiene em nosso dia-a-dia, pois não conseguimos visualizar os microorganismos e muito menos saber se são ou não causadores de doenças. O grupo finalizou o projeto com a produção de um material informativo, contendo uma história em quadrinhos e dicas importantes sobre higiene, e que foi entregue a todos os membros da escola.

 


Palavras-chave


Microorganismos; Experiência; Higiene

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