Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra Científica do IFRS - Campus Restinga

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InovaLab@Restinga
Shaiane Da Luz Rodrigues, Lucas Portella Lopes, Justtyne Pereira Costa, Alexsandro Bonatto

Última alteração: 30-10-2017

Resumo


Introdução

O projeto inovaLab@Restinga é uma proposta que viabiliza um espaço de compartilhamento de equipamentos e ideias, semelhante a rede FAB LAB, buscando potencializar conhecimentos e propiciar interações, trocas de saberes e experiências entre os(as) estudantes, moradores(as) e profissionais em atuação no campus e/ou membros da comunidade externa.

Justificativa

A justificativa do projeto se dá em consonância com as políticas de desenvolvimento institucional do IFRS, que preveem espaços destinados a propostas voltadas ao empreendedorismo e a inovação como elementos de formação e desenvolvimento social.

Objetivos

Entre os principais objetivos da ação, está o estímulo à inovação, ao empreendedorismo e ao aprendizado dentro do IFRS- Campus Restinga. Este projeto surge como proposta para desenvolver e despertar os potenciais tecnológicos locais. Esta perspectiva educacional, que objetiva a construção colaborativa de ferramentas que possam auxiliar pessoas empreendedoras a materializar ideias inovadoras, dialoga com ações em curso no instituto federal, enquanto instituição de de educação, ciência e tecnologia, e no campus restinga. Além disso, as ações previstas vão ao encontro de uma demanda local, bastante evidente, por um espaço onde pode-se concretizar ideias, uma vez que observa-se que, historicamente, a comunidade do bairro Restinga sempre demandou por espaços de desenvolvimento de ações inovadoras. Em espaços onde não se observam investimentos massivos por parte do poder público para o suprimento de necessidades básicas para o exercício da cidadania, é necessária muita criatividade, dedicação e espírito empreendedor para lutar por direitos, encontrar soluções alternativas para problemas locais, etc., como constata-se nas construções habitacionais e de suas formas próprias de organização social. Sendo assim ao oportunizar este vínculo com a instituição de ensino e tecnologia espera-se contribuir na formação de ideias, lideranças locais e/ou multiplicadores dos conhecimentos desenvolvidos. Outro objetivo é tornar-se parte da rede de laboratórios FAB LAB que é uma plataforma que proporciona aprender e inovar, formada por uma comunidade global de aprendizes, educadores(as), tecnólogos(as), pesquisadores(as), makers e inovadores. É um lugar para brincar, criar, aprender e inventar sendo também uma rede de compartilhamento de conhecimento que alcança 30 países. Cada FAB LAB deve possuir equipamentos de fabricação específicos para operar.

Metodologia

Operamos por meio de oficinas maker’s que é um espaço de compartilhamento de ideias e criação colaborativa através da utilização de materiais diversos, pois atualmente não temos todos equipamentos necessários para fazer parte do FAB LAB.  Nestas oficinas os(as) participantes são instigados a criar protótipos de equipamentos que venham a auxiliar na solução de problemas do seu cotidiano. Além disso são oportunizados espaços formativos, que se dão por meio de palestras e práticas dirigidas.

Objetivos específicos:

Trabalhar colaborativamente na solução de problemas e no desenvolvimento de ideias que possam ser materializadas através do trabalho individual ou de equipe.

Estabelecer o diálogo entre os saberes escolares e conhecimentos técnicos necessários para a operacionalização dos equipamentos e construção de protótipos entre os(as) participantes.



Resultados

O público participante nas primeiras oficinas constitui-se de membros da comunidade escolar, com apoio da bolsista e do orientador do projeto. As primeiras análises indicam que os estudantes apropriaram-se bem das ferramentas e da atividade, demonstrando satisfação na hora que colocaram a “mão na massa”, seus primeiros protótipos acabaram por funcionar, correspondendo a suas expectativas e na hora da construção dos mesmos foi possível evidenciar que os(as) participantes puderam estabelecer diálogo entre diversas áreas do conhecimento, desde conceitos básicos de disciplinas específicas até questões relacionadas ao uso consciente de recursos, a reutilização de materiais, etc., contribuindo, assim, para uma consciência empreendedora e cidadã. Para colocar as ideias em prática, observou-se, então, a interlocução entre diversas vozes, sejam elas voltadas a conteúdos específicos ou de consciência coletiva e humanizadora na prática de ações que vislumbram desenvolvimento local, pessoal ou coletivo, o que está de acordo com os objetivos da nossa proposta. Como parte de nossas ações atuais e consequentes objetivos futuros, esperamos levar as ações para outros grupos de pessoas, de modo a popularizar o laboratório, para que ele seja visto como parte de nossa escola e como conquista, também, da comunidade da Restinga.

Conclusões.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, sendo assim, ainda se espera atingir novos(as) participantes, ofertar novas oficinas, novos espaços de formação, e consequentemente desenvolver novas práticas que sirvam como base para ações futuras de maior abrangência. Porém, podemos observar e concluir que o estabelecimento de um espaço como o InovaLab no campus restinga configura uma importante ferramenta de transformação social. Por se tratar de um espaço onde o protagonismo está no(a) participante, que vê a instituição como parceira na realização de seus objetivos, podemos potencializar ações transformadoras na nossa escola e na comunidade local. Tais afirmativas se devem aos relatos de pessoas que participaram de atividades propostas pelo projeto. Ainda há muito trabalho pela frente, mas juntos(as) seremos capazes de prototipar, construir e transformar nossa realidade.

Referências

BLIKSTEIN, Paulo. Digital fabrication and ‘making’in education: The democratization of invention. FabLabs: Of machines, makers and inventors, v. 4, 2013.

CASSUNDÉ, Fernanda Roda; MENDONÇA, José Ricardo Costa; MUYLDER, Cristiana Fernandes. A relação entre avanços e democratização da tecnologia e perfil e competência do professor do ensino superior: uma discussão teórica. In: TMS ALGARVE 2014–MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE. 2014.

BLIKSTEIN, Paulo. Travels in Troy with Freire: Technology as an agent of emancipation. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 3, p. 837-856, 2016.

GERSHENFELD, Neil. How to make almost anything: The digital fabrication revolution. Foreign Aff., v. 91, p. 43, 2012.

GERSHENFELD, Neil. Fab: the coming revolution on your desktop--from personal computers to personal fabrication. Basic Books, 2008.




Palavras-chave


Potencializar;despertar;FABLAB.

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