Última alteração: 27-10-2017
Resumo
O Programa de Extensão Formação Continuada de Professores: (Re)Visitando os Processos de Ensinagens tem como objetivo estruturar e fortalecer no Campus Restinga (IFRS) um programa de formação continuada para docentes de anos finais e ensino médio, realizado pela Equipe Ciranda de Ensinagens. Trata-se de oportunizar aos Professores um espaço de reflexão, troca de experiências, discussão, planejamento e qualificação da prática pedagógica. Compõem-se de cinco ações diferenciadas, integradas e complementares. Uma delas é o projeto IFCINE – Revisitando Práticas Pedagógicas a partir do Cinema. Este projeto tem o intuito de abordar diferentes aspectos dos processos de ensinagens a partir de obras cinematográficas e debates com convidados especializados. Nesta oportunidade, os professores são estimulados a compartilhar suas estratégias de ensino e a revisitar suas práticas pedagógicas, pois notamos que os professores encontram-se carentes de falas e debates. Observamos que a falta discussão, troca de experiência e planejamento faz com que eles não tenham novas metodologias, consequentemente acaba comprometendo a vida escolar do discente e a vida profissional do docente. As obras cinematográficas apresentadas são escolhidas a partir de diferentes temáticas pedagógicas. Após a exibição do filme, segue-se um debate com convidado especialista no assunto. Os encontros são quinzenais, de forma a constituir um espaço de formação continuada, essencial para que os professores – desafiados pela realidade atual – possam integrar o conhecimento escolar e os conhecimentos que os estudantes trazem consigo. Ao final de cada encontro, os participantes são convidados a preencher um questionário em que a obra cinematográfica escolhida, o debate gerado, bem como os mediadores convidados são avaliados. Os encontros seguintes são preparados levando-se em conta as informações recebidas. Assim, pretende-se que a escolarização possa cumprir seu compromisso social. Os resultados desta ação de extensão estão sendo percebidos a cada encontro, em que os participantes demonstram a valorização do espaço de troca de experiências, reflexão e de estudo dos fundamentos pedagógicos.