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Desenvolvimento​ ​de​ ​produtos caseiros na disciplina de química: educação de jovens e adultos (proeja)
Eduarda Pinto Santos, Luíza leiria Pinheiro, Renata Behrens Aguiar, Andréia Cristina Estima Mello, Luciano Gomes Furlan

Última alteração: 31-10-2017

Resumo


A especificidade do PROEJA indica uma abordagem curricular capaz de integrar conteúdos da formação geral de nível médio e conteúdos de um campo profissional específico, assegurando, ainda, a particularidade da Educação de Jovens e Adultos. Diante desse contexto, torna-se imperativo estimular o processo de aprendizagem dos alunos, rompendo a passividade em sala de aula mediante a experimentação, o que tem demonstrado que muitos fenômenos são multidisciplinares e podem ser facilmente compreendidos se forem interessantes aos alunos. A abordagem de aulas experimentais baseadas no cotidiano dos alunos permite o entendimento das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma mais abrangente e integrada. No entanto, um dos grandes problemas apontados por alguns educadores é a falta de conexão entre o experimento e o mundo real dos alunos, o que muitas vezes desconsidera a bagagem de vida e experiências de cada estudante, fato esse muito mais evidenciado na educação de jovens e adultos. Dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivo a criação e execução de produtos caseiros, que possam ser executadas em qualquer espaço, para serem utilizados como geradores de temas para o estudo de conteúdos da disciplina de química. Foram pesquisados na internet, modificados e otimizados diversos produtos caseiros nas aulas de química, sendo construído um roteiro para cada experimento e executados no programa da disciplina. Resultados parciais mostraram que a aplicação dessas práticas nas aulas das disciplina de química contribuem significativamente para a motivação da aprendizagem, estimulam o questionamento investigativo e influenciam positivamente para mostrar que conceitos, muitas vezes difíceis e distantes dos alunos, podem ser abordados e construídos de maneira eficaz. A realização desse trabalho possibilitou refletir que grande parte das disciplinas devem ser repensadas para os cursos de educação de jovens e adultos, valorizando a integração curricular, privilegiando questões cotidianas para melhorar a qualidade do ensino, com o intuito de reduzir alguns problemas crônicos como a evasão escolar e a motivação dos estudantes.


 



Palavras-chave


​Experimentos de Química; Educação; Produtos Caseiros

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