Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra Científica do IFRS - Campus Restinga

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DrE - Gamificação voltada para educação empreendedora
Dhienifer Drieli Oliveira Silva

Última alteração: 20-10-2017

Resumo


O projeto “DrE - Gamificação voltada para educação empreendedora” tem como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema, em formato de jogo / game, que proporcione o mapeamento de competências empreendedoras, contribuindo para o desenvolvimento interpessoal e melhoria nas práticas de ensino. O projeto surge em decorrência do projeto de pesquisa Em(A)preendendo realizado no ano de 2016, que teve como um dos resultados o desenvolvimento de um instrumento (questionário) para identificar competências empreendedoras. Foram sistematizadas 10 principais competências, devidamente referenciadas e justificadas: planejamento e estabelecimento de metas, orientação para inovação e mudanças, disposição para assumir riscos moderados,  necessidade de realização, autoconfiança, persistência, senso de oportunidade, redes de relações e liderança. A partir desse trabalho,  o “Dr E” irá desenvolver um ambiente on-line em formato de “game” , o que deve contribuir para tornar a plataforma mais atrativa e interativa, além de dar um feedback para os respondentes (jogadores) e oferecer propostas personalizadas para o desenvolvimento de suas competências. Ao mesmo tempo, esse feedback pode contribuir com os docentes e instituições para acompanhar o aprendizado dos alunos através do desenvolvimento das competências.A utilização da tecnologia  no  campo  da  educação empreendedora, vem  permitindo uma maior interação entre aluno e professor, além  de  suportar  a  execução  de  atividades  que  dificultariam ou não  seriam  possíveis  manualmente,  tais como levantar dados para pesquisas. O uso dos ambientes virtuais de aprendizagem, porém, não garante, por si só, uma maior imersão por parte do aluno. Por esse motivo, buscou-se na teoria dos games na educação, identificar de que maneira o uso de jogos no ensino pode aprimorar a motivação  dos  estudantes. A plataforma irá possibilitar que outros Campis do IFRS ou instituições utilizem o instrumento, contribuindo para o desenvolvimento da educação empreendedora e formação de uma base de dados que suporte futuras pesquisas. O Projeto será realizado em articulação com ações de ensino, com o Projeto de Pesquisa Em(A)preendendo e com o Programa Despertar, ação de extensão para promover empreendedorismo no campus Restinga.



Palavras-chave


empreendedorismo; inovação; educação empreendedora

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