Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra Científica do IFRS - Campus Restinga

Tamanho da fonte: 
Se o assunto é sexo, quem quer saber?
Rita de Cássia Portella

Última alteração: 27-10-2017

Resumo


A oficina “Se o assunto é sexo, quem quer saber?” é um convite a conhecer a obra “História da Sexualidade – Vontade de Saber”, do filósofo Michel Foucault. Este trabalho tem como objetivo realizar uma conexão entre a referida obra e biografia do autor, pois muito se fala da contribuição de Michel Foucault para os estudos feministas, mas pouco se sabe de seu lugar de fala, e as ligações destes posicionamentos com sua obra. Ao situar a obra historicamente, dentro do contexto de vida do autor, serão trazidas narrativas que remetem a ideia de que a hipótese repressiva relacionada à sexualidade é uma ilusão, tanto na genealogia da obra como nas tentativas repressivas dos dias atuais. No contexto atual, onde apresentam-se mobilizações populares e opiniões comprometedoras do que seria tratar os temas de gênero e sexualidade na escola, precisamos compreender quem será o detentor do discurso quando este for proibido aos docentes. Quanto à metodologia, num primeiro momento serão apresentadas as ideias principais da obra, assim como uma biografia básica do autor; num segundo momento, os alunos serão convidados a realizar um exercício empático, em forma de esquetes teatrais, para apresentar situações cotidianas em que a sexualidade está presente de forma subjetivada. Serão apresentados slides, recortes da obra “História da Sexualidade – Vontade de Saber”, e para tanto será necessária sala para a exibição de material multimídia e espaço para organização de grupos, e sua posterior apresentação. A oficina será disponibilizada para um número máximo de 15 participantes.

Referências

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 3ª ed., 2015.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In.: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

 

 


Palavras-chave


Foucault; Gênero; Sexualidade; Escola

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.