Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra Científica do IFRS - Campus Restinga

Tamanho da fonte: 
Oficina de leitura e produção textual
Luís Henrique Leiria Pinheiro, Charlies Uilian Campos da Silva

Última alteração: 27-10-2017

Resumo


Este trabalho consiste em disponibilizar um espaço semanal onde os alunos possam exercitar as suas práticas de escrita e leitura enquanto participam de atividades previamente elaboradas, proporcionando, ao mesmo tempo, liberdade para que os mesmos expressem sua criatividade ao escreverem. O hábito de ler e escrever é um fator que contribui, não só para a interpretação de textos, como para diversas situações na vida do estudante, que estão além do espaço escolar, por isso a presença do projeto em um ambiente educacional é de suma importância. O objetivo consiste em melhorar as experiências do estudante na hora em que este terá necessidade de trabalhar com a linguagem escrita, situação corriqueira na vida, aperfeiçoando suas técnicas e diminuindo esta barreira que muitas vezes existe entre as pessoas e a literatura. O horário de funcionamento da oficina foi definido pela maioria de votos em um formulário enviado aos estudantes de todos os cursos do IFRS - Campus Restinga, contando com a sua participação, presença e interesse desde o planejamento inicial. As atividades que se aplicariam foram desenvolvidas com a proposta de leitura de um texto de acordo com o gênero literário que estará sendo trabalho na semana, e logo depois uma proposta de escrita, deixando livre o tema a ser abordado pelo participante e oferecendo auxílio no processo, caso seja solicitado. A oficina também é aberta para sugestões de atividades. Foram criadas páginas em redes sociais, fortalecendo a comunicação entre as pessoas que integram o projeto e também disponibilizando dicas que serão apresentadas nos encontros, além de divulgar alguns dos trabalhos feitos pelos estudantes que concordarem com isso. Após as primeiras semanas de funcionamento da oficina foi vista a notável curiosidade na mesma por parte do corpo discente, com um número suficiente de alunos para que o projeto possa funcionar sem nenhum problema em relação às vagas. Analisando os textos escritos por eles, é possível ver a evolução na escrita de cada um, resultado obtido ao longo dos encontros semanais. É possível concluir, através do planejamento e andamento do projeto, que ele estimula os participantes a se expressarem de maneira crítica e criativa.

Palavras-chave


Oficina; Escrita; Leitura

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.