Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra Científica do IFRS - Campus Restinga

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O lazer em debate na Restinga
Catiele Roberta Conceição da Luz, Tatiana Teixeira Silveira

Última alteração: 26-10-2017

Resumo


O projeto de ensino “O lazer em debate na Restinga” oportuniza através de diferentes ações teóricas e práticas, algumas experiências profissionais em lazer para os alunos(as) do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Campus Restinga/IFRS e também contempla propostas para outros(as) alunos(as) do Campus. O campo de problematização construído nesse projeto de ensino emerge da necessidade de conceder ao lazer o valor social a ele constitucionalmente concedido, demandando para esse intento uma proposta de educação para o lazer, fator historicamente “esquecido” no Brasil. Apontamos, nesse intuito, reflexões sobre a presença de espaços setoriais de lazer para a atuação do profissional do curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Campus Restinga. Assim sendo indicamos como objetivo geral do projeto: propor atividades teóricas e práticas de lazer para os(as) alunos(as) do Curso Técnico em Lazer para que possam complementar a sua formação acadêmica profissional através da componente curricular Projetos e Práticas e de outras atividades extracurriculares. E como objetivos específicos: Contribuir para as discussões e implementação da interseccionalidade proposta no Projeto Pedagógico do Curso; propor atividades que qualifiquem os profissionais de lazer e sua formação no Campus Restinga; proporcionar um debate em torno das possibilidades de acesso ao espaço profissional destinado ao lazer. Para isso, são proporcionadas palestras, minicursos, relatos de experiência, saídas de campo para os(as) estudantes do Curso de Lazer como forma de contribuir para a formação profissional mas também para atribuir um significado ao lazer e as suas possibilidades de inserção no mundo do trabalho na atualidade. Os resultados parciais do projeto abordaram temas como a recreação hospitalar, o esporte e o lazer como negócio, a cultura lúdica afro-brasileira, as orientações para a inserção no mundo trabalho e por último, a acessibilidade e o lazer. Até a finalização do projeto pretendemos incluir problematizações e propostas que contemplem ações de lazer em redes de hotéis/casa de festas/colônia de férias, em cruzeiros marítimos, em centros culturais, em projetos sociais, bem como com públicos específicos, como crianças, idosos e pessoas com necessidades educacionais específicas. A importância de uma discussão sobre o lazer sobrepuja a formação nos cursos que são compostos pelo eixo Hospitalidade e Lazer pois abrange a intervenção desses(as) estudantes no próprio bairro e comunidade que são habitantes.




Palavras-chave


lazer; ensino; formação

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