Última alteração: 26-10-2017
Resumo
O projeto Em(A)preendendo é um projeto de Pesquisa e Inovação (P&I) que tem como objetivo fomentar os processos de educação empreendedora no IFRS, em especial, no campus Restinga. Além disso, pretende-se refletir sobre a educação empreendedora, conhecer as melhores práticas, estudar as referências e realizar um diagnóstico das ações de ensino, pesquisa e extensão que promovam empreendedorismo e inovação. O nome é uma expressão que une “aprender” com “empreender”, pensando em ‘aprender a empreender”, não de maneira de gerir empresas e produtos, mas sim de transformar ideias em projetos. O projeto está estruturado em quatro etapas: elaborar um diagnóstico sobre o empreendedorismo e a inovação em instituições de ensino; elaborar um diagnóstico do perfil de estudantes e servidores do campus; realizar oficinas com apoio de metodologias participativas e debates com percepções de empreendedorismo e; sistematização e divulgação dos resultados através de vídeos e relatórios. A primeira etapa foi iniciada em 2016 e está sendo mais aprofundada este ano, de modo a construir uma acumulação de informações mais específica. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, sistematizadas em fichamentos sobre universidades empreendedoras e como elas têm auxiliado e incentivado os alunos ou até mesmo os servidores.. Para segunda etapa, realizou-se um diagnóstico com os estudantes do campus, identificando as experiências adquiridas de cada um, as competências empreendedoras e também as expectativas com relação ao IFRS nesse sentido. Como resultados parciais foi constatado que existem universidades que incentivam mais os alunos de classe baixa comparado aos de classe alta pois estes têm mais possibilidade de abrir um novo negócio no futuro. Minha participação neste projeto iniciou-se no segundo semestre de 2017. Atualmente, tenho dedicado-me à fazer os fichamentos das universidades empreendedoras com o objetivo em me aprofundar nos índices em 2016 da cidade de São Paulo, períodos qualitativos no período de 2014, quantitativos no período de 2014 e os resultados das universidades através dos professores (2014). Tendo em vista, minhas perspectivas para o projeto são que futuramente haja mais estímulo por parte das instituições para um maior interesse do público alvo em empreendedorismo e também um maior interesse da parte dos professores, servidores e alunos a abrir seu próprio negócio. Concluímos que desde 2012 há mais fomento das Universidades para com o empreendedorismo dos seus alunos. Com parcerias com orgãos como SEBRAE, as Universidades tem se especializado para acolher e incentivar mais os empreendedores nelas matrículados.