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Ensino médio integrado no campus restinga: permanência e qualificação
Cristiane Nogueira dos Reis, Elesir Fátima Rodrigues da Silva, Helen Rodrigues Cardoso

Última alteração: 20-10-2017

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados parciais obtidos pela pesquisa Investigando a Qualificação da Permanência no Ensino Médio dos Alunos do IFRS. Faz parte de um conjunto de ações (de pesquisa, ensino e extensão) realizadas no IFRS - campus Restinga pela equipe Ciranda de Ensinagens. A investigação teve como objetivo analisar os índices de permanência e aproveitamento dos alunos do Ensino Médio do IFRS e iniciou-se pelo campus Restinga. Foram analisados os índices de matrículas dos primeiros anos, em comparação com o número de concluintes nos cursos desde 2012. Nos dias atuais, a escola está em um momento histórico em que o acesso e a permanência dos alunos têm garantias legais, pela previsão da obrigatoriedade nos documentos e estatutos que norteiam a educação escolar (Constituição Federal, LDB, ECA). Também há um movimento de acolhimento (ações que tornam o ambiente escolar mais próximo do estudante, mais agradável), uma preocupação em valorizar a realidade dos estudantes. Entretanto, não se pode perder de vista o processo de ensino e aprendizagem (ensinagem) e sua necessária qualificação. Isso significa que a escola deve ter clareza de sua finalidade de promover o conhecimento. Assim, ao detectar os níveis de desistência no ensino médio integrado(evasão, repetência, transferências), tenta-se verificar como cada curso e campus está lidando com a questão do fracasso escolar e quais estratégias está utilizando. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, com investigação bibliográfica e documental, a partir das perspectivas teóricas de Bernstein (1996, 1998), Mantoan (2015) e Pacheco (2012). Os resultados encontrados apontam para uma tendência de desistência maior em cursos das ciências exatas. E, também, para a necessidade de mais estratégias de permanência e, principalmente, de qualificação do processo pedagógico dos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pela instituição, de forma a trazer uma melhoria para as diferentes comunidades nas quais o IFRS se insere.


Palavras-chave


Ensino Médio; Permanência; Sucesso Escolar.

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