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Moonlight: Uma análise cinematográfica da construção de identidade negra e homossexual
Maria Eduarda de Souza Padilha, Júlia Barth Pinto, Veronica Pasqualin Machado, Lemuel da Cruz Gandara

Última alteração: 31-10-2017

Resumo


A razão do desenvolvimento desta pesquisa originou-se nas definições de cultura e arte, nas quais constata-se que a identidade é essencial para a construção de um âmbito social coletivo, em que o indivíduo, somado a outros indivíduos, constroem um reconhecimento de sua identidade de forma coletiva em seu espaço. Dessa maneira, entende-se que o cinema é um dos espaços que possibilita a representatividade do indivíduo, uma vez que este evidencia o uso da representação dos indivíduos de uma sociedade. Porém, nota-se um descompasso: em teoria, o cinema seria a representatividade de todos os indivíduos em suas distintas identidades; mas, na prática, esses indivíduos marcados por uma cultura eurocêntrica são constantemente estereotipados e deslegitimados. Consequentemente, constata-se o quanto a falta de representatividade e de representação afeta os indivíduos. Entretanto, compreende-se que o filme Moonlight possibilita um reconhecimento nunca antes visto na história do cinema, por ter uma produção que condiz com seu público alvo e por ter alcançado tamanho sucesso ao retratar a trajetória de um indivíduo negro e homossexual. Dessa forma, o filme trata de duas minorias que não costumam ser retratadas conjuntamente e que  são costumeiramente invisibilizadas, ocasionando a perda da identidade em indivíduos negros homossexuais. Portanto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar e identificar quais elementos socioespaciais influenciaram na construção de identidade do personagem Chiron, do filme Moonlight. Para atingir esse objetivo, em primeiro lugar, apresenta-se uma pesquisa bibliográfica. Em segundo lugar, argumenta-se, com base no referencial teórico, sobre as representações coletivas  desde os guetos norte americanos até o cinema queer e a estética camp e, finalmente, realiza-se a análise cinematográfica das categorias criadas a partir do referencial teórico construído pela pesquisa bibliográfica. A partir dos resultados parciais, ressalta-se a dominação que a supremacia branca exerce sobre a indústria hollywoodiana, que influencia a construção de identidade de indivíduos negros e homossexuais. Em conclusão, pode-se afirmar que a influência hollywoodiana contribuiu para perpetuar a falta de representatividade de indivíduos negros homossexuais a ponto de ela ser anulada na sociedade, já que estes são representados em poucos meios midiáticos.



Palavras-chave


Análise Cinematográfica; Construção de Identidade; Identidade negra e homossexual.

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