Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra Científica do IFRS - Campus Restinga

Tamanho da fonte: 
Aproximando os discentes às atividades locais de marketing
Alessandra Gabrielle Silva, Priscila Silva Esteves, Luiza Venzke Bortoli

Última alteração: 26-10-2017

Resumo


A disciplina de marketing possui grande destaque para área da administração, já que contribui significativamente para um melhor gerenciamento e comunicabilidade das organizações, através de ações que proporcionem o entendimento do ambiente interno e externo. O marketing, através de ações, busca compreender o mercado de forma geral, utilizando diversos recursos e instrumentos. Nesse sentido, tem como finalidade melhorar  a divulgação, aperfeiçoar os produtos e aprimorar os serviços prestados, com preocupação com os valores relativos às pessoas com responsabilidade sócio-ambiental. Desse modo, o referido projeto busca aproximar os discentes às atividades de marketing locais, facilitando a compreensão dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula,  de forma mais eficiente e eficaz. Além disso, através do envolvimento do discente com as atividades de marketing promovidas na cidade, o aluno conseguirá absorver de forma clara os conteúdos, relacionando-os de maneira prática com a experiência vivida no município. As atividades que estão sendo realizadas neste projeto buscam ajudar os discentes matriculados nas disciplinas de Marketing e Empreendedorismo dos cursos Técnico em Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais. Portanto, o estudo de ferramentas relacionadas à disciplina se mostram de fundamental importância para a compreensão de um todo coerente. A respeito dos processos metodológicos do projeto, é importante destacar, a palestra mediada pela bolsista para a turma de Tecnologia em Processos Gerenciais, que trouxe uma empresa local para dentro de sala de aula para debater sobre o consumo no município de Viamão. Além da criação de estudos de caso que promovam o estudo atualizado do marketing, centrado ao ser humano, interligando a uma empresa do município. A cerca disso, a realização de pesquisas a fim de conhecer as empresas estruturadas em Viamão, bem como fazer uma análise dos 4P’s ( Produto, Preço, Promoção e Praça) de algumas empresas da cidade, para, posteriormente, propiciar o diálogo sobre as mesmas dentro de sala de aula, através de debates com os empreendedores, também se constituem como parte importante do método do projeto. Por conseguinte, o projeto alcança, de forma notável, a união da realidade vivenciada pelo aluno com os conteúdos ministrados em sala de aula, além de facilitar a comunicação do acadêmico com os outros componentes curriculares de forma precisa e contínua. Nesse sentido, pode-se dizer que os acadêmicos foram receptivos às propostas e ações que o projeto proporcionou, compreendendo o objetivo das ações ministradas e apresentando um bom pensamento crítico.


 


Palavras-chave


Administração; Ensino-aprendizagem; Viamão.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.