Portal de Eventos do IFRS, VII - Sertão Aplicado e VII MOEPEX - Campus Sertão

Tamanho da fonte: 
A importância da participação do PIBID nas licenciaturas: um relato de experiência
Maria Carolina Fiebig, Laísa Pereira, Michele Veiga, Leidiane Cecconello, Jeonice Techio

Última alteração: 03-11-2021

Resumo


O Pibid é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, que possui como principal propósito contribuir na formação do acadêmico dos cursos de Licenciaturas, de forma contextualizada e comprometida com a construção de valores e atitudes que visam o pleno exercício da cidadania, contribuindo com os futuros professores e visando melhorar e valorizar a formação para a educação básica de qualidade. Com isso, o programa promove a integração entre educação superior e educação básica das escolas estaduais e municipais, proporcionando elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, além de inserir os futuros docentes no cotidiano das escolas. O objetivo deste trabalho foi relatar experiências de atividades desenvolvidas com os educandos do 7º ano da Escola Estadual Bandeirantes, Sertão - RS. Deste modo, as bolsistas desenvolveram várias atividades de iniciação à docência, de forma online, pela plataforma Google Meet, com os educandos do 7º ano da Escola Estadual Bandeirantes - Sertão/RS. Dentre as atividades de docência realizadas com os educandos, vale destacar a realização de uma aprendizagem baseada em projeto, sobre a importância das vacinas ao longo da nossa vida. Foram desenvolvidas também, atividades online para discussões sobre o conteúdo que estava sendo trabalhado. Além disso, foram aplicados jogos lúdicos, como o Kahoot, jogo da forca e jogo da roleta. Também, as bolsistas participaram de eventos, como o II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Biologia online e o II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Profissional e Tecnológica - Ciência, Cultura e Tecnologia, sendo submetidos resumos sobre as atividades de regência, adquirindo e tendo muita troca de experiências sobre como estão ocorrendo o desenvolvimento dos educandos e das aulas em tempos de pandemia. Através destas intervenções de ensino de uma forma mais lúdica, ativa e sistemática, obteve-se como resultado um significativo aumento de interesse e maior compreensão dos conteúdos ensinados. Diante dessa perspectiva, conclui-se que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foi de grande importância para o nosso aprendizado como futuros docentes e essa troca de conhecimentos vivenciada pela integração entre faculdade e escola de ensino básico, não auxilia apenas a formação inicial, mas também contribuem na formação continuada de professores regentes, pois intensificam a qualidade e melhora a forma para lecionar as aulas.


Palavras-chave


Aprendizagem baseada em projeto, Docência, Formação inicial de professores

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.