Portal de Eventos do IFRS, VII - Sertão Aplicado e VII MOEPEX - Campus Sertão

Tamanho da fonte: 
Práticas de escrita na simplifica: academia de redação
Luna Eduarda Cuacoski da Silva, Ederson Henrique de Souza Machado

Última alteração: 03-11-2021

Resumo


Desenvolver as competências escritas é fundamental à formação profissional, acadêmica e humana. Para tanto, muitas dessas competências são testadas, ao aluno concluinte de ensino médio, na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tendo em vista esse cenário somado à necessidade de estimular técnicas e práticas de escrita, desenvolve-se no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão, a SimplIFica; Academia de Redação. Nesse sentido, este trabalho objetiva descrever as características gerais do referido projeto. Para a implementação da Academia de Redação, a metodologia foi deduzida em dois momentos: síncronos e assíncronos. A metodologia síncrona ocorre em encontros semanais às quintas-feiras, os quais são destinados a chamadas de videoconferências com duração de 2 horas, também divididas em a) um período utilizado para o debate sobre o tema semanal, junto do coordenador do curso e das duas monitoras, e b) outro momento - quando diferentes salas são criadas na plataforma de conferência virtual e o grupo é separado entre os três membros da equipe de execução - voltado exclusivamente à prática do aprendizado, mediante a escrita de parágrafos ou redações que seguem o modelo ENEM. Já a metodologia assíncrona consiste nas práticas semanais de escrita realizadas em uma apostila individual compartilhada no google drive entre cada estudante e a equipe de execução do projeto; nessa apostila, a equipe do projeto pode acompanhar as produções dos estudantes, revisando-as com marcações, inserindo comentários escritos ou em áudio sobre as produções textuais, bem como os estudantes podem assinalar igualmente em comentários as suas dúvidas. Ademais, a SimplIFica; Academia de Redação ainda disponibiliza horários para atendimento individualizado aos alunos que demandam auxílio, bem como conta com grupos de WhatsApp para interações e avisos sobre o projeto. Assim, o projeto se apresenta como uma alternativa metodológica adaptada ao contexto de ensino remoto e híbrido. Como efeito parcial, nota-se a melhora em questões de sintaxe e estrutura em textos de muitos estudantes, enquanto os resultados finais serão obtidos com clareza somente após o ENEM. Como perspectivas, o presente projeto apresenta benefícios em relação ao incentivo da escrita, além de possibilitar o uso dos diversos termos aprendidos em inúmeros assuntos e áreas gerais do conhecimento. Sua importância se dá, pois é a nota que o estudante recebe no ENEM que permite seu acesso ao ensino superior e uma boa redação é fundamental para se alcançar resultados esperados.


Palavras-chave


Academia de redação; produção textual; prática de escrita.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.