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Revisão e reescrita em uma academia de redação: a metodologia da Simplifica Português
Natália Uriarte Fauro, Ederson Henrique de Souza Machado

Última alteração: 03-11-2021

Resumo


O presente trabalho faz parte do projeto de ensino SimplIFica: Academia de Redação, isto é, um curso com lições e práticas de escrita por meio de atividades síncronas e assíncronas. Tal projeto é executado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão, com uma equipe composta por um docente e duas estudantes monitoras. Nesse sentido, o resumo ora apresentado tem como objetivo descrever e expor especificamente o processo de revisão e de reescrita adotado no projeto. Para executar os procedimentos de revisão e reescrita, a equipe utiliza recursos disponíveis gratuitamente na plataforma Google Drive a fim de estabelecer correções interativas, construindo um padrão de cores nas marcações de revisão textual. Ademais, o professor e as bolsistas inserem comentários escritos ou em áudio nas apostilas, explicando detalhadamente as correções e as habilidades que devem ser lapidadas pelos alunos, bem como elogiando a evolução de cada um. Outrossim, vale observar o método de reescrita diferenciado da Simplifica: Academia de Redação. Tendo em vista que a reescrita do mesmo texto frustra e cansa os alunos ao invés de despertar a consciência de suas falhas, o projeto implementou uma metodologia alternativa: os estudantes exercitam a competência cobrada na atividade de redação seguinte, com outro tema, ao invés de reescreverem a mesma redação apenas corrigindo os erros. Dessa forma, além de praticarem a estrutura e agregarem repertório sociocultural para diferentes temas, os alunos evitam cometer os erros anteriores. Através de tal metodologia, muitos discentes apresentaram uma evolução significativa nas redações, superando barreiras linguísticas e dominando a tipologia textual. O projeto terá um panorama maior dos resultados obtidos após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio, que será executado pela maior parte dos alunos. Entretanto, através dos resultados parciais identificados pode-se estabelecer contribuições da Academia à comunidade acadêmica. Nesse contexto, percebe-se o aperfeiçoamento linguístico e estrutural de certos alunos, que iniciaram o curso sem conhecer a estrutura e as normas da redação, e agora são capazes de desenvolver estratégias argumentativas e analisar criticamente diferentes temáticas. No mais, salienta-se o impacto social do projeto, considerando que uma parcela do público não teria suporte financeiro para frequentar um curso pago e encontrou na Simplifica: Academia de Redação uma oportunidade de aprimorar suas habilidades. Portanto, o projeto representa, através de suas ações, o lema dos institutos federais: educação pública, gratuita e de qualidade.

 


Palavras-chave


Produção textual; reescrita; academia de redação

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