Portal de Eventos do IFRS, VII - Sertão Aplicado e VII MOEPEX - Campus Sertão

Tamanho da fonte: 
Projeto de ensino: monitoria de matemática
Aline Bueno Mossi

Última alteração: 03-11-2021

Resumo


O ensino da matemática tem como objetivo levar o aluno a compreender que a matemática é atemporal e está inserida no cotidiano das pessoas desde sempre. Visando essa realidade há uma demanda por parte dos educadores que devem usar dos seus conhecimentos para desmistificar o ensino da matemática. Alguns estudantes tem um sentimento de aversão, e incapacidade em relação a matemática. Diante desta problemática, projetos de ensino, como a Monitoria de Matemática, surgem como aliados para os alunos com dificuldades, assim como suporte aos professores. Com este projeto pretende-se, ajudar os alunos com dificuldade, dando apoio, através de um atendimento paralelo, com horários diferenciados, pois, caso o aluno ficou com dúvidas ou não compreendeu o conteúdo durante as aulas, possa ter outras oportunidades de saná-las. Busca-se também com este projeto, aproximar o aluno da matemática, mostrar o quanto necessitamos da matemática em nosso cotidiano. Entre os objetivos almejados com a Monitoria de Matemática está o aprimoramento das habilidades matemáticas de alunos do 2° ano do Ensino Médio do Técnico em Agropecuária, através dos atendimentos pela monitoria, estimulando a troca de experiência e conhecimentos dos alunos, assim como revisar os conteúdos trabalhados nas aulas de matemática, sanando as possíveis dúvidas, também contribuir para o crescimento da concentração, raciocínio, iniciativa e autonomia dos alunos. E por fim se espera uma melhor compreensão de regras, visualização espacial e formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos, com o intuito de minimizar as dificuldades com a aprendizagem da matemática. A monitoria de matemática atualmente vem sendo realizada através de encontros on-line pela plataforma Google Meet. Nesses encontros são sanadas as principais dúvidas dos alunos, através de resolução de exercícios e conversas. Além desses momentos on-line, a fim de uma interação e aproximação com os estudantes foi criado um perfil na plataforma Instagram, com o nome matematicamente. Esta página é alimentada semanalmente com conteúdo de matemática, assim como curiosidades e interações com o intuito de chamar a atenção dos estudantes para esse universo tão amplo e necessário que é a aprendizagem da matemática. Como o desenvolvimento do projeto ainda é recente neste ano os alunos ficam um pouco tímidos no momento em que participam dos encontros, porem existe procura e se percebe um aumento em relação ao início. Durante esses encontros é perceptível a necessidade de manter programas de apoio voltados para o ensino da matemática.

Palavras-chave


Ensino; Aprendizagem; Matemática

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.