Portal de Eventos do IFRS, VII - Sertão Aplicado e VII MOEPEX - Campus Sertão

Tamanho da fonte: 
Relato de experiências de atividades de iniciação à docência dos bolsistas do PIBID do subnúcleo de Biologia do IFRS - Campus Sertão
Pedro Ernesto Piccinini, Letícia de Lima Sommer, Henrique Cordeiro Carvalho, Jeonice Werle Techio, Leidiane Cecconello

Última alteração: 03-11-2021

Resumo


A dificuldade na prática docente que acadêmicos dos cursos de licenciatura sofrem no período pós graduação é algo mais distante da realidade para quem é bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Já que a experiência vivida por esses traz pontos de vistas não abordados em sala de aula durante a formação, pois aprenderam durante a bolsa as rotinas escolares e metodologias atrativas para o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho visa apresentar um relato de experiências de atividades de iniciação à docência de três bolsistas do PIBID do subnúcleo de Biologia do IFRS - Campus Sertão, durante 11 meses de bolsa. Todas as atividades desenvolvidas foram realizadas por webconferências pelo Google Meet. Foram realizadas atividades de iniciação à docência com os estudantes do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes (Sertão-RS), sendo aplicadas na forma de questionários, quizzes e apresentação por webconferência de uma experiência prática. Foi desenvolvido uma Aprendizagem Baseado em Projetos, com a mesma turma, sobre os “Impactos da Covid-19 na saúde mental da população do município de Sertão-RS”. Foram realizados estudos de ferramentas digitais (Canva, Padlet, Quizzes, Miro, Genially, Seneca-Learning, entre outros) ministradas na forma de seminários apresentados aos demais pibidianos do subnúcleo de Biologia. Ainda, foi realizado estudos sobre metodologias ativas como Design Thinkg, Aprendizagem Baseada em Grupo, Contação de História, entre outras. Também ocorreu participação em eventos, como encontro da comunidade do PIBID do IFRS, simpósios de educação e teve submissão de resumos expandidos em eventos. O bolsista do PIBID aprende muito com a rotina escolar, pois observa e interage com os estudantes da educação básica, assim como troca saberes com a professora supervisora (professora regente da escola pública). Também, desenvolve metodologias alternativas que tem bons resultados, conforme a característica da turma, diferencia as realidades socioeconômicas  das escolas e assimila a relevância do investimento em um ensino de qualidade.  Estas vivências geram um aprendizado único e particular, proporcionam novas experiências e saberes pedagógicos, visando o desenvolvimento acadêmico e pessoal do bolsista.



Palavras-chave


Atividades didáticas; Ensino; Formação inicial de professores; Sala de aula.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.